Publicações

Por favor, aguarde, nossas Políticas de Ensino serão atualizadas.

Em breve as novas Políticas de Ensino estarão disponíveis para consulta nessa página.

Organograma da Escola do Legislativo

Por favor, aguarde, nosso organograma será atualizado.

Em breve o novo organograma estará disponivel para consulta nessa página.

Presidente da Escola
Deputado Gelson Merisio
Coordenadora
Marlene Fengler

Quem somos

A Escola do Legislativo é um órgão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, criada a partir da Resolução 72/2000. Dentro do organograma da Assembleia Legislativa, a Escola do Legislativo está diretamente subordinada à Diretoria Geral e é responsável pelas ações pedagógicas implementadas pelo parlamento catarinense. Constitui-se portanto, num espaço de qualificação profissional, reflexão democrática, formação para cidadania, além de propiciar processos de criação, sistematização e difusão de conhecimentos técnicos especializados na área legislativa.

Inserção Regional

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Estado Santa Catarina foi o que teve o maior crescimento, 15,35%, dentre os estados do sul, passando de IDHM Médio(0,674), no ano de 2000, para Alto (0,774) em 2010 (IBGE, 2014). Com a maior expectativa de vida do Brasil, tem também o maior Produto Interno Bruto Industrial per capita. São resultados importantes que contam com a participação da indústria. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Santa catarina - FIESC, o estado comemorou a marca de 736 mil trabalhadores com carteira assinada em 2010. (FIESC, 2012).

Os dados do Censo 2010 apontam que o estado tem 6.248.436 de habitantes, numa área de 95.703,5 Km², com a densidade demográfica de 65 hab/Km², tornando Santa Catarina uma região economicamente ativa com índices de qualidade de vida entre os mais altos do país e um local de novas oportunidades para a sociedade brasileira e estrangeira que escolhem esse destino como um dos mais prósperos, tanto para o lazer como para o trabalho.

Além disso, Santa Catarina possui, em termos turísticos, uma grande diversidade cultural e belas paisagens tanto no litoral, como no planalto e oeste catarinense.

Nesse sentido, estruturar e manter a qualidade de vida no estado, passa por uma base de serviços de excelência oferecidos pelo setor público, para que este possa assegurar à população o fortalecimento da democracia e consolidar valores como a participação, a igualdade dos direitos, deveres e oportunidades, a solidariedade e a justiça, vislumbrando uma postura social marcada pela cultura e pela paz.

A preparação e formação de agentes públicos e políticos é fator motriz de desenvolvimento social e econômico e requer a existência de instituições de ensino aptas a ofertarem cursos que possam promover aos seus participantes a capacidade técnica, as habilidades e as competências e dar suporte ao estabelecimento dos direitos e garantias individuais dos cidadãos expressos na Constituição Federal e Estadual.

É neste contexto, que a Escola do Legislativo atua permeada pelo compromisso de desenvolver a cidadania e estimular a visão crítica-reflexiva da realidade, evidenciando sempre a formação voltada para o conjunto da sociedade. Esta, entendida enquanto processo histórico de produção e construção humana que vai sendo engendrada e transformada a cada momento.

Publicações
Nome do arquivo: Abreviaturas e Formas de Tratamento - Profª Drª Priscylla Alves Campos
Publicado: 25/05/17
Nome do arquivo: Seminário Gestão e Captação de Recursos - O Terceiro Setor e a Captação de Recursos - Clarissa Iser
Publicado: 06/04/17
Nome do arquivo: Seminário Gestão e Captação de Recursos - Marco Regulatório e o FIA - Fundo da Infância e Adolescência Dr. Tadeu Vieira
Publicado: 06/04/17
Nome do arquivo: Seminário Gestão e Captação de Recursos - Gestão e Elaboração de Projetos Dra. Carolina Andion
Publicado: 06/04/17
Nome do arquivo: Apresentações Seminário Estadual sobre Pagamento por Serviços Ambientais - 03
Publicado: 31/08/16
Nome do arquivo: Apresentações Seminário Estadual sobre Pagamento por Serviços Ambientais - 02
Publicado: 31/08/16
Nome do arquivo: Apresentações Seminário Estadual sobre Pagamento por Serviços Ambientais - 01
Publicado: 31/08/16
Nome do arquivo: Revista da Escola do Legislativo - 15 anos de atuação e formação
Publicado: 21/07/16
Nome do arquivo: A Imprensa e o Processo Eleitoral
Publicado: 15/07/16
Nome do arquivo: A Propaganda Eleitoral nas Eleições 2016
Publicado: 15/07/16
Nome do arquivo: Apresentação Palestra Sobre Direito Eleitoral
Publicado: 12/07/16
Nome do arquivo: Revista Voto Feminino 1º Vol. Março 2014
Publicado: 03/06/16
Nome do arquivo: Núcleo de Educação para Cidadania - Manual Passo a Passo Programa Vereador Mirim
Publicado: 03/06/16
Nome do arquivo: Núcleo de Educação para Cidadania - Manual Programa Parlamento Jovem Catarinense
Publicado: 03/06/16
Nome do arquivo: Núcleo de Educação para Cidadania - Compêndio das Leis do Programa Parlamento Jovem Catarinense
Publicado: 03/06/16
Nome do arquivo: Núcleo de Educação para Cidadania - Cartilha "Música na Escola"
Publicado: 03/06/16
Nome do arquivo: Núcleo de Educação para Cidadania - Cartilha "O que é Política?"
Publicado: 03/06/16
Nome do arquivo: Núcleo de Educação para Cidadania - Cartilha "O que é Oratória?"
Publicado: 03/06/16
Nome do arquivo: Núcleo de Educação para Cidadania - Cartilha "O que é um Vereador?"
Publicado: 03/06/16
Nome do arquivo: Livro - Por Dentro das Câmaras: O perfil de vereadores, servidores e do legislativo municipal de Santa Catarina
Publicado: 28/03/16
Nome do arquivo: Revista da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira