Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e servidores do poder legislativo e executivo municipal
Geral:
Capacitar os servidores do legislativo e executivo para atuarem na organização de eventos e nas diversas solenidades oficiais realizados por estas instituições.
Específicos:
Conhecer o decreto federal nº 70.274, de 1972, que disciplina o Cerimonial Público brasileiro e a ordem geral de precedência;
Compreender a importância do Cerimonial e do Protocolo para as instituições públicas, especialmente no ambiente legislativo;
Padronizar os eventos oficiais das casas legislativas municipais de acordo com a legislação vigente;
Conhecer as regras de precedência e de protocolo.
Definições de cerimonial, protocolo, hierarquia e quebra de protocolo; Eventos por categoria e por área de interesse; Tipos de eventos; Perfil do Mestre de Cerimônias; Elaboração de roteiros e de script; Decreto 70.274. Cerimonial Público e ordem de precedência; Representação em solenidades; Normas de cerimonial; O perfil do cerimonialista; tipos de cerimonial; símbolos estaduais: Bandeira, Hino e Brasão; Composição de mesa de autoridades; Providências para organização de solenidades no setor público (planejamento de um evento); Check list para eventos; Descerramento de placas; Desenlace de fitas; Trajes; Pronomes de tratamento e vocativos; Sessão solene; Sessão de outorga de medalhas; Sessão de outorga de títulos; Postura ética e profissional; Lembretes de cerimonialista.