2019 - CHAPECÓ - SEMINÁRIO: A AUTONOMIA FINANCEIRA DAS MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE E O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA.

25/11/2019 a 25/11/2019 Auditório UNOCHAPECO Av. Senador Attílio Fontana, , 591-E, Epagi, Chapecó - Santa Catarina Hora aula: 7 horas Ministrante(s): MARCILEI ANDREA PEZENATTO VIGNATTI, DENISE ANTUNES DE AZAMBUJA ZOCCHE, FLÁVIA RUBIANE DURGANTE, CAROLINA ROSA LISTONE, JUSTINA INÊS CIMA, ROZANGELA DE CARLI DALBOSCO, CAMILA PELEGRINI, DANIELI BUSANELLO KROB, ARLENE ANELIA RENK, SILVANA TEREZINHA WINCKLER

Público-alvo

População em geral interessada nas temáticas em discussão, mulheres do campo e da cidade, representantes dos poderes públicos, agentes públicos e políticos, movimentos sociais, escolas e entidades privadas

Objetivo Geral

Dar continuidade ao debate sobre as violências praticadas contra as mulheres do campo e da cidade e mostrar a importância da autonomia econômica para enfrentar situações de violências. Discutir políticas públicas e melhoria da legislação estadual no que tange a temática.

Objetivos Específicos:

- realizar seminários em diferentes regiões do estado visando maior participação de mais mulheres;

-debater as causas e possíveis formas de enfrentamento às violências contra as mulheres do campo e da cidade;

-motivar e fortalecer a relação entre produtora e consumidora de alimentos diversificados e saudáveis como caminhos para construir autonomia financeira;

-fortalecer a relação movimentos populares, sociais, pastorais, sindicatos, associações, cooperativa de mulheres, instituições públicas e privadas, entre outras organizações no combate à violência contra as mulheres no campo e na cidade.

Ementa

Cultura Patriarcal; Submissão Financeira das Mulheres na Família e no Mercado de Trabalho; Partilha de Experiências Regionais conduzidas por Mulheres que geram autonomia financeira.

• 25/11/2019 - 08h - Credenciamento

• 25/11/2019 - 08h 30min - Momento Cultural

• 25/11/2019 - 09h - Mesa de Abertura - Deputada Luciane Carminatti, proponente do seminário; Deputada Marlene Fengler, presidente da Escola do Legislativo; Deputada Ada de Luca, presidente da Bancada Feminina.

• 25/11/2019 - 09h 30min - Palestra: Cultura Patriarcal, relações de gênero, violência e autonomia econômica das mulheres.

1. JUSTINA INÊS CIMA
  • 25/11/2019 - 10h 20min - Mesa-Redonda: A autonomia financeira das mulheres do campo e da cidade e o enfrentamento à violência. Expositoras: Arlene Renk e Silvana Winckler Mediadora: Flávia Rubiane Durgante

1. SILVANA TEREZINHA WINCKLER
    2. ARLENE ANELIA RENK
    3. FLÁVIA RUBIANE DURGANTE
  • 25/11/2019 - 11h 10min - Plenária

• 25/11/2019 - 12h - Almoço

• 25/11/2019 - 13h 30min - Apresentação Cultural

• 25/11/2019 - 14h - Encaminhamento para os espaços “Saberes e Fazeres” Espaço Mulheres e Saúde Facilitadora: Denise Antunes de Azambuja Zocche Espaço Mulheres e Amorosidade Facilitadora: Carolina Rosa Listone Espaço Mulheres e Interculturalidade Facilitadora: Camila Pelegrini Espaço Mulheres e Educação Facilitadora: Marcilei Vignatti Espaço Mulheres e Trabalho Facilitadora: Rozangela de Carli Dalbosco. Exposição Nem tão Doce Lar. Expositora: Danieli Busarello Krob.

1. CAMILA PELEGRINI
    2. DANIELI BUSANELLO KROB