Assembleia sedia o 8º Encontro das Mulheres Parlamentares de SC

18 de maio de 2017

Teve início, na manhã desta quinta-feira (18), na Assembleia Legislativa, a 8ª edição do Encontro de Mulheres Parlamentares de Santa Catarina. O evento é promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, com o apoio da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), e tem como objetivo estimular a participação feminina na política, bem como propiciar o aperfeiçoamento de agentes públicos e políticos.

Com uma programação que se estende até esta sexta-feira, o encontro contará com uma série de palestras e mesas temáticas enfocando questões como empoderamento da mulher, mídias sociais, mídia training, políticas públicas e violência de gênero.

Na abertura, a deputada Ana Paula Lima (PT), que na ocasião representava a presidência da Casa, destacou a importância do encontro como espaço para a troca de experiências e conhecimento e também para o fortalecimento dos vínculos entre detentoras de mandatos públicos no estado.

Ainda em sua fala, a parlamentar afirmou que, apesar das mulheres perfazerem a maior parte da população brasileira e tomarem parte das discussões em torno das questões nacionais, ainda é tímida a participação delas nos espaços de decisão, sobretudo pela falta de incentivos e oportunidades. “Nós sabemos que a maioria das mulheres fazem política, através do seu voluntariado na Igreja, nos movimentos sociais e sindicais, mas elas precisam ser encorajadas a participarem também dos processos eleitorais e terem as mesmas condições que os homens dentro dos partidos.”

Para a escritora Maria Teresinha Debatin, que ministrou palestra sobre empoderamento, a própria legislação eleitoral, que desde o ano de 1995 determina que 30% das candidaturas sejam preenchidas por mulheres, contribui para a pequena participação feminina em cargos eletivos. “Por conta de uma lei retrógrada, os partidos estão obrigados a cumprir uma cota, mas não a trabalhar efetivamente para que estas candidatas se elejam. Desta forma, o sucesso alcançado em algumas candidaturas deve-se mais a iniciativas individuais do que ao modelo em vigor.”

A Uvesc, por sua vez, conforme afirmou o seu presidente, Adelar José Provenci, tem buscado incentivar a inserção das mulheres nas atividades políticas por meio da instituição de entidades associativas como o Fórum da Mulher Parlamentar. “Sabemos que historicamente em Santa Catarina apenas 10% dos eleitos são mulheres. E foi para mudar esta realidade que criamos, de forma permanente, o Fórum da Mulher Parlamentar, para que elas busquem seus espaços e possam dar suas contribuições no processo político eleitoral.

O evento prossegue na parte da tarde com debates sobre violência e a eleição da diretoria do Fórum da Mulher Parlamentar.

Quinta-feira (18)

8h – Credenciamento

10h – Palestra: “Empoderamento da Mulher”, com Maria Teresinha Debatin.

12h – Intervalo para o almoço.

14h – Palestra: “Mídias Sociais”, com Jéssica Rossoni Bedin.

15h30 – Intervalo

15h45 – Palestra: “Violência contra a Mulher”, com Jane Maria de Souza Philipi.

17h – Eleição da diretoria do Fórum da Mulher Parlamentar.

Sexta-feira (19)

8h – Credenciamento

9h – Palestra: “Políticas Públicas para Mulheres”, com Júnia Rosa Soares.

10h – Mesa Redonda com mulheres detentoras de experiências de empoderamento, tais como parlamentares estaduais e municipais, representantes de classes, prefeitas e a coordenadora da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

12h – Intervalo para o almoço.

13h30 – Apresentação cultural

14h – Palestra: “Mídia Training”, com Juliana Germann.

16:00h – Encerramento