Caravana da Educação para a Cidadania chega a São Miguel do Oeste e atende 3,5 mil jovens

19 de setembro de 2014

A Caravana da Educação para a Cidadania completou sua trajetória sexta-feira (19), no Oeste Catarinense, a 730 quilômetros da Capital. Mais de 3,5 mil jovens participaram do programa da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira para o letramento político infanto-juvenil. A caravana teve início dia 9 de setembro, atuou em sete cidades, visitou nove instituições de ensino e contribuiu para a formação de 35 deputados estudantes que estarão em Florianópolis, de 10 a 14 de novembro, representando suas regiões no 18º  Parlamento Jovem Catarinense.

Polo econômico da região, o município de São Miguel do Oeste está em 39º lugar na lista divulgada pela ONU das 50 melhores cidades brasileiras para viver. Tem 36.305 habitantes (IBGE/2010) e o IDHM, que avalia entre outras coisas longevidade, educação e renda, é elevado: 0,801. O Colégio Jesus Maria José, com 405 alunos, é o único em Santa Catarina pertencente à rede de 11 escolas mantidas pela congregação do mesmo nome, com sede em São Paulo. “A caravana chegou na hora certa”, afirmou a diretora, irmã Maria Izabel Piovesan Trentin. Ela contou que a eleição para o grêmio estudantil foi suspensa devido à corrupção na campanha. “Eles trocavam votos por guloseimas e outras coisas mais”, explicou.

A diretora percebeu ainda que muitos alunos estavam descrentes com a política, mas que a seleção para o Parlamento Jovem começou a mudar este cenário. Os deputados estudantes foram eleitos em clima de tranquilidade. Entre os 11 candidatos, cinco parlamentares e dois suplentes foram escolhidos pelo voto direto e secreto, dia 17 de setembro: Ana Flávia de Ramos, 15 anos, Caroline Scariot, 17 anos, Giulia Pagliosa, 15 anos, Lukas Brandalise, 15 anos e Paulo José Dante Trombetta, 16 anos e os suplentes Leonardo Ribeiro Mezadri, 15 anos e Thaís Machado, 17 anos.

“Sempre gostei de política, acho essencial para o cidadão, e aproveitei a oportunidade de fazer parte do Parlamento Jovem para aprender mais, tendo em vista que pretendo cursar Direito”, justificou a deputada estudante Caroline. Para sanar as dúvidas dos novos parlamentares, o consultor da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o advogado Armando Agostini,  comandou a oficina sobre Técnica Legislativa e ajudou os integrantes a definir suas propostas em forma de indicações, moções, projetos de lei etc que serão apresentados em novembro. A coordenadora do colégio, Nadia Galelli e professor de Sociologia e Filosofia, Vanderci  Ceolin irão acompanhar os parlamentares jovens na Capital.

Formação para todos
Enquanto os deputados estudantes preparavam suas propostas para apresentar em novembro, os demais alunos do Ensino Médio participaram de uma palestra com o doutor Pedro Cabral Filho, professor de História, que incentivou o apreço pela política, mas também a reflexão sobre temas polêmicos como racismo e idade penal. “Muito bom, ele é simpático, interage com os alunos. Acredito que ele mudou muito a opinião das pessoas aqui”, analisou Maria Eduarda Grasle, 15 anos, que teve a opinião apoiada pelos colegas.

A advogada Lilian Ponte falou para os alunos do Ensino Médio, a partir do sexto ano, sobre a Constituição brasileira. O conteúdo foi baseado no livro VOCÊ E A CONSTITUIÇÃO – 33 temas para conhecer seus direitos de cidadão", da jornalista Liliana Iacocca, distribuído aos presentes. A aluna Roberta Luiza Tonial, 11 anos, gostou da palestra e garantiu: “são conhecimentos que vou levar para a minha vida”.

Mais de cem alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental tiveram uma aula em forma de música com o projeto “Música da Escola: todas as crianças têm seu direito”. O professor Jackson Cardoso interpretou composições de sua autoria, além levar de sugestões para atividades em sala de aula e material didático, uma cartilha com as letras e CDs. Um dos pontos altos foi o destaque também para os deveres infantis com canções que cativaram alunos e professores.