Caravana da Educação para a Cidadania mobiliza 500 jovens em Lebon Régis

8 de maio de 2014

Situado no Vale do Contestado, há 363 quilômetros de Florianópolis, o município de Lebon Régis tem cerca de 12 mil habitantes, a maioria distribuída na área rural. No centro da cidade, a EEB Frei Caneca reúne 900 alunos dos ensinos fundamental e médio. Destes, 560 participaram das atividades da Caravana da Educação para a Cidadania, promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, que percorre o estado levando três projetos de letramento político.

A expectativa da chegada da Caravana transformou o cotidiano da escola selecionada para participar da 17ª edição do Parlamento Jovem Catarinense, de 27 a 29 de maio, na Capital. Há semanas, eles vivem um processo democrático para eleger os cinco deputados estudantes, com uma campanha que mobilizou também o Poder Legislativo municipal e a comunidade.

“A eleição dos parlamentares estudantis foi muito bacana, durou semanas, extrapolou os limites da escola, os vereadores vieram observar a campanha, e duas chapas foram formadas, provocando um grande debate, com propostas e argumentos que orgulharam a equipe docente e culimaram com a eleição com voto secreto”, explicou a diretora Janete Dias Siqueira.

Vencedor com 80% dos votos, o PDL (Partido Democrático Lebonregense) composto por Richardson de Melo, Ana Gabriela de Souza Campos, Milena Alves de Carvalho, Eriton Carlos dos Santos e Maristela Dias Maba, aproveitou a visita do advogado e consultor da Poder Legislativo, Armando Agostini, para tirar dúvidas sobre o processo legislativo e para selecionar temas pré-elencados. “Pesquisamos muito para definir as propostas com auxílio de Agostini”, explicou o professor Maurício Passos que irá acompanhar o grupo na Capital. “Eu fiquei muito feliz com o clima democrático como em uma verdadeira campanha para deputado, com cartazes, camisetas, diálogos com o grande grupo”, salientou ele.

Simultaneamente às atividades do Parlamento Jovem, o doutor em Educação, Pedro Cabral Filho, liderou o projeto Política e Democracia – Construindo um Novo Olhar. Ele falou para 380 adolescentes sobre a importância de participar do processo político e tomar decisões individuais e coletivas. “Quem diz que não gosta de política é mandado por quem adora política”, provocou o palestrante.

O terceiro projeto, Escola Cidadã, transmitiu noções de Direitos Humanos, com auxílio da arte, para 240 crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Eles tiveram uma conversa descontraída com a advogada Miriam Ramoniga, autora do livro “Meu Mundo é seu Mundo, meu Direito é seu Direito”, que foi distribuído aos participantes. Segundo a advogada, a maioria teve contato pela primeira com o conteúdo do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

A Caravana da Educação para a Cidadania, que teve início dia 28 de abril, no Sul do Estado, vai terminar sexta-feira (9), no município de Coronel Freitas, na Escola de Educação Básica (EEB) Professora Délia Régis. Informações: (48) 3221-2828/9968-4895.