Comunicação Eficaz no Parlamento – Curso Gratuito

19 de agosto de 2021

A capacidade de se comunicar de forma eficaz é uma habilidade essencial na atuação política. Seja presencialmente ou on-line, é preciso saber falar com diferentes públicos. Ter uma boa oratória, o domínio de técnicas de entrevista e gravação de vídeos, e a utilização eficiente das mídias sociais são atributos essenciais no dia a dia dos parlamentares.
Nesse contexto, com o objetivo de contribuir para que os vereadores possam melhorar a sua comunicação com os cidadãos, a Escola do Legislativo da Alesc propõe o curso: “Comunicação Eficaz no Parlamento – da voz às mídias sociais”, que acontecerá virtualmente na plataforma Zoom, destinado a  parlamentares, assessores, servidores públicos e demais interessados.

As lições serão divididas em cinco módulos, compostas por aulas, material didático e mentorias. O curso gratuito e com vagas limitadas dá direito a certificado por módulo Ao final dos módulos, também será emitido um certificado do curso completo para os participantes que obtiverem 75% de frequência em todas as etapas.

Inscrições gratuitas no link http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos

MÓDULOS

Módulo I – A importância da comunicação no parlamento: Conceitos básicos de comunicação: Lead jornalístico, identidade visual, marca; Comunicação no Séc. XXI; Oportunidades digitais além dos veículos tradicionais.

Módulo II – Oratória e Media Training: Qual o seu estilo de comunicação? O corpo comunica e é importante estar atento. Objetividade na comunicação: como falar e não enrolar. Domínios essenciais da oratória; Como se preparar para as entrevistas. Técnicas para falar bem na TV e rádio. As entrevistas na era on-line. Controle para lidar com enfrentamentos e críticas. A naturalidade no vídeo. Como ganhar tempo nas gravações. A preparação para as lives.

Módulo III – As Mídias Sociais: Mídias sociais: Cases de perfis que inspiram e que decepcionam; Identidade visual: como está seu perfil? Plano básico de Marketing e Mídias Sociais: Conceitos e prática para elaborar conteúdo; O que queremos divulgar? Por qual razão? Para quem? Storytelling: segredo para engajamento; Posicionamento, Serviço, relacionamento e informação igual Relevância; Quantidade x Qualidade de posts; Qual mídia escolher? Foto, vídeo, texto? As oportunidades nas diferentes redes sociais; APPs e sites que “salvam” e agilizam; Processos de produção; Como organizar a curto e médio prazo; Definindo etapas e prioridades para equipes e “euquipes”; Planejamento e Custo: como otimizar e ter visão sistêmica.

Módulo IV – WhatsApp Como o WhatsApp transformou a comunicação e o modo de se informar; As diferentes formas de se comunicar pelo WhatsApp e o eleitor conectado; Comunicação pelo WhatsApp muito além da criação de grupos; Como ser assertivo na Comunicação – Estratégias de Conteúdo e Divulgação do WhatsApp; WhatsApp normal ou Business: qual o ideal?; Criação de grupos x Listas de Transmissão: Riscos e Vantagens; Formas de Comunicação: Grupos, Listas e Status; O planejamento para uso na comunicação Política – Detalhes que fazem diferença no resultado; Ferramentas de automação no WhatsApp – Riscos e Cuidados; Apresentação de cases de sucesso e referências – Show de Cases para Inspirar e Fazer o seu; O WhatsApp como canal de mobilização e fidelização: dicas e reflexões de uso prático, com exemplos.

Módulo V – Questões jurídicas na comunicação parlamentar: Questões jurídicas na comunicação parlamentar: Princípios e normas gerais; Princípios Constitucionais; Liberdade de expressão e Anonimato; Improbidade Administrativa e o ambiente digital; Marco Civil da Internet; Termos de uso das redes sociais. Normas eleitorais: Propaganda antecipada na internet; Períodos permitidos x vedados (pré-campanha e campanha eleitoral); Propaganda paga x propaganda gratuita; Impulsionamento de conteúdo na internet; Regras para utilização de cadastros; Crowdfunding eleitoral (financiamento coletivo); Pesquisas e enquetes eleitorais na internet. Condutas abusivas e prática jurídica; Agressões, ataques e ofensas na internet: Fake news; grupos organizados para ataques; calúnia, injúria e difamação; Interpelação Judicial e Ações Cíveis e Criminais; Preservação de provas; Estudo de casos práticos (precedentes).

 

MINISTRANTES

• JOÃO PAULO NUNES BORGES
É graduado em jornalismo, com especialização em ciência política. Possui 14 anos de experiência em assessoria de comunicação, principalmente na área política e institucional, com quatro anos de atuação em Brasília, entre 2007e 2011. Em 2019, concluiu o Masterclass de Marketing e Comunicação Política, ministrado pelo professor Marcelo Vitorino, na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde 2016, dedica-se ao estudo da comunicação pelo WhatsApp, publicou seis artigos com reflexões sobre o tema no portal nacional Comunique-se e prestou consultoria para implantação de mais de vinte canais oficiais e institucionais para distribuição de informações pelo mensageiro. Em 2019, ministrou 12 palestras sobre Comunicação pelo WhatsApp em sete capitais (Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Campo Grande e Curitiba) e, em 2020, foram quatro palestras presenciais e quinze de forma on-line sobre o tema Comunicação pelo WhatsApp.
 

• LUIZ HENRIQUE MARTINS RIBEIRO

O ministrante é advogado militante, há 10 anos, com especialização em Direito do Trabalho e atuação na esfera empresarial de direito público e desportiva. Ocupou a função de Coordenador de Projetos Especiais na Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina. Foi assessor jurídico da Secretaria de Administração do Município de Florianópolis. Prestou assessoria jurídica para o Figueirense Futebol Clube e atuou como professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e IES/FASC em Florianópolis/SC. É membro da Associação Catarinense de Advogados Trabalhistas (ACAT).
 

• RODRIGO LEITIS STÜPP

O ministrante é jornalista desde 2003, passou pelos principais veículos de Santa Catarina em mídia Impressa e Digital e Social Media desde 2013. No Governo de Santa Catarina, desenvolveu e executou ações de comunicação voltadas para redes sociais. Atendeu também prefeituras com foco na estratégia de comunicação para o setor público. É especialista em storytelling, com foco em marketing e turismo em pequenos negócios.
 

• JULIANA GERMANN

A ministrante é jornalista especializada em comunicação eficaz, com MBA em E-Business pela Fundação Getúlio Vargas/RJ, possui experiência de 20 anos em grandes empresas. Trabalhou durante 12 anos na TV Globo do Rio de Janeiro, onde desenvolveu projetos para as Centrais Globo de Jornalismo, Comunicação e Produção. Deixou a emissora para assumir como coordenadora de Mídias Digitais na EBX, sendo responsável pela implantação da área na corporação. Atuou na criação das rotinas de comunicação on-line para a holding. Atualmente se dedica a ministrar cursos e palestras presenciais e on-line sobre comunicação eficaz, media training e vídeos, com grande atuação no segmento político e eventos exclusivos para mulheres.