Debates e informações sobre democracia e cidadania marcam encontro

15 de setembro de 2015

O 6º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, nesta terça-feira (15), contou com a presença de 20 Câmaras Mirins do estado e de 264 estudantes, vereadores mirins. Durante a manhã, um debate sobre a redução da maioridade penal colocou avaliações distintas sobre os prós e contras da decisão. Na parte da tarde, um painel sobre o Projeto Plenarinho, da Câmara dos Deputados, foi apresentado e outro sobre o Papel do Ministério Público provocou perguntas e debates dos vereadores mirins.

“Para defender a coletividade devemos nos inserir nos debates e na participação popular”, declarou Vanessa Cavallazzi. A promotora do MP/SC apresentou as atribuições e atividades do Ministério Público e dos promotores e respondeu perguntas das mais variadas sobre cidadania, participação popular e demandas do Ministério Público. Vanessa encerrou sua fala motivando os vereadores mirins a deixarem em seu mandato projetos que façam a diferença.

Antoninho Tiburcio Gonçalves, coordenador da Escola do Legislativo, falou sobre o objetivo do evento e sobre a contribuição da Escola na formação e capacitação não só de profissionais e legisladores, mas de estudantes de todo o estado. “Para estimular a participação do jovem na política nós temos alguns programas de educação para a cidadania, dentre eles o Parlamento Jovem e o Vereadores Mirins. Nós levamos capacitação para a implementação deste último oferecido nas câmaras municipais. Este encontro de hoje é uma forma dos jovens conhecerem a capital e a Assembleia Legislativa, por meio de parceria entre as Câmaras de vereadores e o Legislativo Estadual.”

Para o presidente da Escola do Legislativo, deputado Romildo Titon (PMDB), iniciativas como esta dão oportunidade dos jovens colocarem em prática as noções que recebem sobre cidadania, democracia. “Conhecer o Parlamento catarinense é uma forma desses jovens trocarem experiências e vivenciarem o processo político estadual.”

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio (PSD), participou da abertura e declarou que programas como este são extremamente importantes, pois colocam o jovem em contato com a política desde cedo. “Estamos vivendo não só uma crise ética, mas uma crise de líderes. Quando o jovem se engaja e busca compreender e trabalhar desde a idade escolar para o bem comum é um avanço para a política, para a democracia, para a cidadania.”

O que é o Programa Vereadores Mirins
O Programa de Formação de Vereadores Mirins no Estado de Santa Catarina foi instituído pela Resolução 005/2010, e visa contribuir para a formação política dos estudantes que participam dos programas de Vereadores Mirins, promovidos pelas Câmaras Municipais e tornar conhecida e acessível aos estudantes as funções, atribuições e atividades desenvolvidas pelo Parlamento Estadual.

A realização do VI Encontro Estadual de Vereadores Mirins almeja ter como resultado o aprofundamento sobre o que é política, o papel do Poder Legislativo, o debate sobre a maioridade penal  e apresentar as experiências vivenciadas pelos jovens nas Câmaras de Municipais que possuem o Programa de Vereadores Mirins.

A troca de experiência entre as 44 Câmaras Mirins atuantes no ano de 2015 é fundamental para que se ampliem ainda mais a qualidade dos programas existentes além de possibilitar a ampliação para municípios vizinhos como forma de estimular a consciência cidadã, a participação política da juventude e a apropriação do conhecimento sobre a democracia.