Escola do Legislativo realiza palestra “Construindo o profissional do futuro”

15 de abril de 2016

Com a proposta de estimular a utilização da capacidade cerebral para atingir metas profissionais e pessoais, a psicóloga Iolanda Fin ministrou a palestra "Construindo o profissional do futuro" na Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em Florianópolis, na manhã desta sexta-feira (15).

No evento, Iolanda relacionou noções da física moderna com a psicologia, abordou as potencialidades e o funcionamento do cérebro, destacando a aptidão para criar realidades e alcançar objetivos. "O cérebro precisa desenvolver habilidades para que possa, em determinadas situações, acordá-las e colocá-las em prática, para se adaptar, principalmente, com equilíbrio emocional", disse. "Muitas vezes bloqueamos esse desenvolvimento potencial, não arriscamos. Se um aparelho celular fica obsoleto em um ano, por que fico com meu cérebro funcionando da mesma maneira por dez anos?", complementou.

De acordo com a psicóloga, não basta pensar positivo para que algo dê certo. "É preciso associar esse pensamento a uma emoção muito forte para obter sucesso naquilo que se deseja." Para Iolanda, as pessoas até conseguem acessar o potencial interno, mas não sabem como utilizá-lo. "Usamos essa capacidade cerebral numa situação de medo, de perigo, mas quando é para uma coisa boa não sabemos fazer. Existe um sistema neurológico chamado Sape [Sistema de Autopreservação e Preservação da Espécie]. Se você estiver morrendo de sede, ele vai levá-lo a encontrar água. Mas e para alcançar o sucesso, a realização pessoal? Como aciono esse botão? A psicologia descobriu que esse sistema funciona pela emoção", falou.

Para exemplificar, a psicóloga sugeriu uma situação de ameaça de perda do emprego. "Vamos imaginar que minha psique descobriu que corro o risco de perder o emprego, mas despertou um medo que vai dizer para o meu inconsciente se preparar. Então vou ter que achar habilidades de iniciativa, persistência, calcular o risco e definir quais caminhos posso seguir para evitar esse futuro."

Iolanda também propôs aos participantes uma análise dos meios de comunicação e dos ruídos de comunicação que provocam conflitos nos relacionamentos. “O ruído de comunicação está vivo e prejudica as relações pessoais e profissionais por meio de comunicação falada e escrita mal elaborada. Isso afeta os resultados e, principalmente, a qualidade de vida, consumindo energia e causando prejuízos.”