Escola do Legislativo recebe homenagem do Parlamento pelos 15 anos de atuação

2 de dezembro de 2015

Criada pela Resolução 72/2000, no dia 19 de dezembro de 2000, a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, recebeu homenagem do Legislativo catarinense em sessão especial na noite desta terça-feira (1º), no Plenário da Assembleia Legislativa.

Presidida pelo deputado proponente, Romildo Titon (PMDB), atualmente à frente da Escola do Legislativo, a sessão teve como homenageados os ex-presidentes da instituição, os ex-deputados Gilmar Knaesel, seu idealizador e primeiro presidente; Joares Ponticelli; Wilson Vieira e Celestino Secco, e os ex-servidores Carla Maria Evangelista Vieira Pedrozo e Luciano Oliveira.

Titon declarou que a intenção da homenagem foi a de compartilhar com todos os envolvidos na criação e desenvolvimento das ações da Escola a comemoração pelos seus 15 anos. “Aos deputados, aos servidores, sejam antigos ou novos, o braço pedagógico da Assembleia Legislativa não teria tanto sucesso não fosse o esforço de todos.”

FOTOS: Confira as imagens da sessão em homenagem à Escola do Legislativo

Gilmar Knaesel, representando os homenageados, relembrou os momentos de criação da Escola do Legislativo. “Naquela época, fizemos um censo para saber quais as angústias e desejos dos servidores. Para nossa surpresa, a maior demanda era relativa à educação. Procuramos, então, a Escola do Legislativo de Minas Gerais, primeira instituída no Brasil. Para lançar oficialmente a Escola, realizamos um seminário no mês de dezembro do ano 2000.”

Segundo o ex-presidente, muitos outros seminários foram realizados nos anos subseqüentes. “A Escola do Legislativo ampliou o quadro de servidores, seu fazer pedagógico e foi exemplo para a criação de muitas outras Escolas Legislativas no Brasil.” Knaesel relatou as parcerias com a Secretaria de Educação, convênios com diversas instituições e universidades e lembrou que muitos servidores conseguiram concluir seus cursos de ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação por meio da Escola do Legislativo.

O Programa Antonieta de Barros de estágios especiais (PAB), voltado a jovens de comunidades em situação de risco social, criado por Wilson Vieira, ex-presidente da Escola foi outra iniciativa também lembrada por Gilmar Knaesel e que faz parte da trajetória da instituição. “Este programa que vigora até hoje, dá oportunidade para muitos jovens, que daqui saem mais bem preparados para assumirem outras funções no mercado de trabalho.”

O curso de pós-graduação, os programas de Educação para a Cidadania e de Formação Política foram destacados pelo ex-deputado. Ele ressaltou, ainda, o apoio institucional da Assembleia Legislativa para que a Escola do Legislativo cumprisse tão bem o seu papel pedagógico e de integração do parlamento com a sociedade.

"A valorização do parlamento deve ser assegurada num trinômio: o passado, o presente e o futuro. O pretérito guarda a história política de Santa Catarina. O presente está na aproximação com o povo, verdadeiro detentor do poder, para o qual são imprescindíveis as mídias do Parlamento. Já o futuro está na educação. Este é o verdadeiro foco da nossa Escola do legislativo. Desejo que venham os próximos 15 anos e que possamos sonhar juntos para que a nossa Escola ainda se transforme em uma universidade”, concluiu.

O coordenador da Escola do Legislativo, Antoninho Tibúrcio Gonçalves, apontou que mais de
150 mil participantes dos cursos da Escola do Legislativo já foram certificados. Antoninho informou que, a partir do ano de 2016, novos projetos ligados à defesa dos direitos das pessoas com deficiência serão postos em prática. De acordo com Antoninho, “a educação é a única saída para o desenvolvimento sustentável.”

Escola aberta aos cidadãos
Florian Antônio Madruga, presidente da Associação Brasileira das Escolas dos Legislativos de Contas, afirmou que acredita no Legislativo brasileiro e em suas Escolas, pois foi por meio da Escola do Legislativo de Contas que ele teve a oportunidade de garantir a sua formação pessoal. “Eu abracei a questão das escolas do Legislativo quando presidi a Escola do Legislativo de Contas e, por intermédio dela, pude perceber que essas instituições não se limitam a trabalhar intramuros.”

Madruga destacou que foi aqui, em Santa Catarina, que a Escola foi aberta aos cidadãos. “Se hoje temos 118 escolas do Legislativo no país, o grande mérito é das primeiras Escolas do legislativo, dentre elas a Escola Deputado Lício Mauro da Silveira."

Estiveram presentes o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Antônio Serpa, representando o governador Raimundo Colombo; os deputados Mauro de Nadal (PMDB), Rodrigo Minotto (PDT), José Milton Scheffer (PP) e Mário Marcondes (PR).

Espaço Cultural
Em comemoração aos 15 anos, a escola do Legislativo inaugurou seu Espaço Cultural, na tarde de terça-feira (1), no hall da nova sede. Com o objetivo de ajudar a difundir a cultura, o espaço está sendo colocado à disposição da população catarinense, permitindo a divulgação e o conhecimento dos artistas catarinenses.

Os artistas plásticos Kiko Cervi, Rosane Sena, Humberto Quaresma, Caue e Rica de Lucca expuseram suas obras, entre telas, esculturas e design gráfico.