Inscrições para os cursos de EaD da Escola do Legislativo encerram neste domingo (8)

5 de abril de 2018

As inscrições para os cursos de Ensino a Distância (EaD) da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira (EL) terminam neste domingo (8). Ao todo são 21 cursos gratuitos, totalmente online e abertos à população. Além do EaD, a Escola destaca a realização de um hackathon cívico previsto para o final de maio.

O lançamento do EaD aconteceu em setembro de 2017 e, desde então, vem surpreendendo pela grande procura. Conforme a coordenadora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler, a meta, até dezembro do ano passado, era receber 2 mil inscrições: “Mas acabamos recebendo 8 mil inscritos, um surpresa muito positiva. E atualizando esses dados, hoje temos cerca de 10 mil pessoas cadastradas e 14 mil inscrições em diferentes cursos”, comemora.

A duração dos cursos varia entre 15, 30 e 45 horas, sendo finalizados, em sua maioria, dentro de um mês. Ainda de acordo com a coordenadora, uma pesquisa apontou que 63% dos inscritos são pessoas da sociedade civil. “São cursos que qualquer cidadão pode aplicar na sua vida, seja no trabalho ou no dia a dia”, afirma.

Para Marlene, que está deixando a coordenação da Escola nesta quinta-feira (5), a EL é um elo entre a sociedade e o legislativo. “Temos aí uma ferramenta incrível de transformação. A escola existe para promover oportunidades de mudança e aproximar a sociedade do legislativo. A sociedade precisa participar, cada vez mais, da formulação de leis, precisa entender o legislativo”, destaca.

As inscrições estão disponíveis até a tarde de domingo no site da Escola (http://ead.escola.alesc.sc.gov.br/).

Hackaton Cívico
Entre os dias 26, 27 e 28 de maio, 70 estudantes participarão de um hackaton cívico dentro da Assembleia Legislativa. A ideia é reunir universitários catarinenses para três dias de imersão, onde serão desafiados a criar soluções para problemas sociais nas áreas de saúde, segurança e educação. Com o auxílio de professores e especialistas, os estudantes deverão elaborar e apresentar projetos viáveis dentro de cada uma das áreas.

“A gente precisa aproximar a sociedade dos jovens. E o hackaton é um grande estímulo para que isso aconteça, porque dá a oportunidade do jovem participar e contribuir para uma sociedade melhor”, destaca Marlene.

 

Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL