Legislativo do Alto Irani recebe capacitação da Escola do Legislativo

18 de setembro de 2013

A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira começou, quarta-feira (18), o seminário de Capacitação do Legislativo Municipal em Xanxerê, Oeste do Estado. O curso, com duração de três dias, está sendo realizado em parceria com a Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), que envolve 14 municípios. A solicitação foi do Legislativo regional e envolveu assessores parlamentares, vereadores, prefeitos, secretários municipais e servidores não só de Xanxerê, cidade polo da região, com cerca de 43 mil habitantes, a 550 quilômetros de Florianópolis, como também de Vargeão, Faxinal dos Guedes, Lageado Grande, Ouro Verde e outras.

O primeiro curso a ser ministrado foi de Tópicos da Comunicação, ministrado pela mestre em Marketing e Vendas, Viviam Tamai, também graduada em Administração. A paulistana, radicada em Tubarão, abordou as dificuldades de falar em público e ofereceu dicas de como vencer a timidez e organizar o discurso de forma coerente. A palestra incluiu exercícios práticos com resultados que podem ser aplicados no dia-a-dia dos servidores, de acordo com Geralci João Ampolini, secretário da Fazenda e Administração da prefeitura de Faxinal dos Guedes.

O vereador Maicon Gehlen (PSD), presidente interino da Câmara de Vereadores de Faxinal dos Guedes, a 16 quilômetros de Xanxerê, recepcionou os participantes na qualidade de proponente do evento. Ele está no seu primeiro mandato e defende o aperfeiçoamento contínuo pela qualidade do serviço público. “O seminário está tendo grande adesão, inclusive em parceria com a Amai que ampliou a participação”, afirmou.
O curso continuará quinta-feira (19) com início às 8h e término às 17h30. Os temas abordados serão Revisão ortográfica para redação oficial e Redação oficial, com a doutoranda Norma Andrada e Silva. No último dia, sexta-feira (20), o consultor da Alesc, advogado Armando Agostini, ministrará o curso de Técnica Legislativa, encerrando os trabalhos.