Parlamento Jovem aborda “Desafios do sistema democrático brasileiro”

3 de agosto de 2016

"Os desafios do Sistema Democrático no Brasil" foi tema de palestra e de debates com o cientista político e professor da Universidade de São Paulo (USP), Humberto Dantas, na tarde desta quarta-feira (03), durante a 21ª edição do Parlamento Jovem catarinense, na Assembleia Legislativa.

A intenção foi mostrar e discutir com os estudantes a existência de uma nova forma de fazer política, protagonizada por parcelas da juventude brasileira, e refletir como esses jovens estão pensando a política. "Eles acreditam em instituições tradicionais da política, ao mesmo tempo em que desacreditam da política tradicional, representativa e, assim, protagonizam novas formas de pensar, principalmente guiados por causas", avalia Dantas.

Conforme o cientista político, essas formas de pensar, que parecem simples, são o desafio para a velha política. "Precisamos construir essa ponte, pelo menos com duas pistas. Uma delas é a educação política – esses jovens precisam conhecer o que desejam para que não desperdicem parcelas expressivas da sua energia nas conquistas do que seriam as suas causas. Um segundo ponto é que a velha política precisa virar de frente para esses jovens e aprender a dialogar com eles".

Dantas acredita que os jovens não tomam a iniciativa de dialogar em espaços já ocupados e com normas estabelecidas. "Eles estão fazendo política de outro jeito, então a velha política precisa entender esse novo jeito". Para o professor, não é uma questão de dialogar para subverter, mas para compreender que existem coisas novas e que elas fazem parte do mundo em que vivemos e, ainda, que é fundamental dialogar a respeito disso. "Meu desafio hoje foi provocá-los em relação a isso. Estamos vivenciando uma semana em que o jovem entra na velha forma de fazer política. Como ele lida com isso? O que ele acha disso tudo? O que essa velha forma pode traduzir da nova forma? Se conseguirmos alertá-los para isso vai ser ótimo."

Comissão de Constituição e Justiça
Durante a manhã desta quarta-feira, os jovens parlamentares relataram suas indicações e projetos de lei, elaborados nas suas escolas após formação política oferecida pelo Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo.

Todas as 12 indicações e os 10 projetos de lei trazidos para serem discutidos na semana do Parlamento Jovem foram aprovados por unanimidade na CCJ, formada por eles, e que serão votados em sessão plenária nesta quinta-feira (04). Entre os projetos de lei, foram destaque o que dispõe sobre o cardápio da merenda escolar, de acordo com as especificidades climáticas de cada região, nas escolas da rede pública do estado; o que institui a Semana de Prevenção ao Tabagismo, nas escolas estaduais e o que institui a Semana Estadual de valorização da cultura popular.

Visita aos presidentes da Escola do Legislativo e da Assembleia Legislativa
Ao final do dia, os alunos foram recebidos pelos presidentes da Escola do Legislativo, deputado Romildo Titon (PMDB) e da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio (PSD) em seus gabinetes. Os jovens parlamentares levaram suas propostas (projetos e indicações) para que os deputados as analisem, e destacaram a importância da formação política e de cidadania que recebem no programa Parlamento Jovem.

Romildo Titton destacou o fortalecimento realizado pela Escola do Legislativo e pela Assembleia em relação ao entrosamento entre jovens e parlamento. "É muito importante a pariticipação dos jovens e seu entendimento sobre a política. Essas vivências são uma troca de conhecimento e oportunidades."

Júlia Fontanela, presidente da Mesa nesta edição, ressaltou que a expectativa em relação à recepção dos projetos é grande. "Desde o mês de abril estamos nos dedicando à elaboração desses projetos. Cada dia foi uma discussão diferente e procuramos evoluir até chegar aqui."

Gelson Merísio destacou a característica de renovação de Santa Catarina. "O grande celeiro do processo democrático no Brasil são as mulheres e os jovens. Aqui nós temos os dois, tomando gosto, tomando feição pelo processo e, que no futuro, poderão contribuir não só com a Assembleia, mas com as prefeituras, as câmaras de vereadores, que são sempre as portas de entrada para um projeto maior".

Arte-educação
A programação do terceiro dia do Parlamento Jovem se estendeu até a noite da quarta-feira, quando os estudantes participaram de uma fala com Maurício Muniz, um dos artistas plásticos, renomados internacionalmente, com obras expostas no Espaço Cultural José Silveira D´Ávila da Escola do Legislativo. Muniz abordou questões ligadas à arte contemporânea e à arte abstrata e falou sobre seu processo criativo, especialmente nesta mostra.

Elidiane Theisen, de São João do Oeste, refletiu sobre as dificuldades de entender a arte contemporânea e do quanto ela é profunda se entendidos os sentimentos e as intenções que estão  inseridos no seu processo criativo. "Foi muito importante e interessante conhecer e entender o que o artista procura expressar. Essa atividade foi diferente do que estamos acostumados a vivenciar."

Humberto Dantas e Melissa Figueiredo Silvestre, autores do livro Educação Política no Brasil: Reflexões, Iniciativas e Desafios, finalizaram a noite com mais um debate no espaço cultural da Escola do Legislativo.