Parlamento Jovem inicia trabalho das comissões permanentes

27 de novembro de 2013

O segundo dia da 16ª edição do Parlamento Jovem Catarinense, programa da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, teve início às 9h, no Plenarinho Paulo Stuart Wright. Participam 40 estudantes do Ensino Médio, representantes de escolas de várias regiões, que exercem a função de deputado por quatro dias. Os trabalhos começaram com a composição da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Gabriel Cláudio Calisto e Gabriel Westerlon foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente.

O advogado e consultor da Assembleia Legislativa, Armando Carvalho Agostini, conduziu os trabalhos seguindo o Regimento Interno da Casa. Na sequência, iniciou-se a análise e votação de dois Projetos de Emenda Constitucional (PEC), seis Projetos de Lei (PL) e 14 indicações apresentados pelos deputados estudantes. A análise dos textos deve ser concluída à tarde para encaminhamento para a Comissão de Finanças e Tributação ainda hoje.

Amanhã (28), as proposições aprovadas serão submetidas à apreciação das demais comissões permanentes do Parlamento Jovem. A votação acontecerá na sessão ordinária que será realizada na manhã de sexta-feira (29), no Plenário Deputado Osni Régis. Segundo Agostini, muitas lideranças despontaram durantes esses encontros e vários jovens manifestaram interesse em participar mais da política depois de conhecerem o Poder Legislativo.

Alisson Lucas Outeiro, 18 anos, aluno da Escola de Educação Básica Dom João Becker, de Brusque, estava satisfeito com a oportunidade de exercer as funções de parlamentar. “Até agora foi teoria. Hoje viemos para trabalhar e colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante meses”. A turma brusquense foi autora das duas PECs apresentadas que dão nova redação aos artigos 164 e 166 do inciso V da Constituição do Estado de Santa Catarina.

Ambas têm o objetivo de reforçar o conteúdo do Ensino Médio nas escolas catarinenses tendo em vista “um preparo melhor para o ensino superior”, explicou Alisson.  Ele lembrou que isso inclui  também uma base melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em 1998, para avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica e é utilizado como critério de seleção para universidades.

Mesa
Também foram apresentados os componentes da Mesa eleitos na terça-feira (26), tendo como presidenta Alessandra Martinenghi, de Brusque, e como vice-presidente Emerson Rosa de Lima, de São Joaquim. A segunda vice-presidenta é Samara Cristina dos Santos, de Caçador. O primeiro secretário eleito é Mateus João Machado, de Florianópolis, segunda secretária, Deise Pacheco, de Jupiá; terceiro secretário, Fernando Machado, de Criciúma; quarta secretária, Luciane Martins Stephane, de Mafra, e suplente, Bruna Oliveira, de Barra Velha. Desta vez, estão participando estabelecimentos de ensino de Brusque, Barra Velha, Criciúma, Caçador, Florianópolis, Jupiá, Mafra e São Joaquim. O evento termina dia 29 de novembro.

Dia 28 de novembro
8h30 – Trabalho nas Comissões