Universitários participam da 2ª edição do Programa Estágio-Visita na Assembleia

13 de abril de 2018

A segunda edição do Programa Estágio-Visita da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira vai reunir em Florianópolis 46 universitários de 31 cidades catarinenses, entre os dias 16 e 19 deste mês. O objetivo da iniciativa é proporcionar a matriculados no Ensino Superior conhecimento sobre as atribuições do Parlamento catarinense e as atividades dos deputados estaduais.

"O projeto tem seu foco central no conhecimento sobre o Poder Legislativo Estadual e suas implicações para a sociedade. A programação é composta por formação técnica e de educação para a cidadania", explica Léa Medeiros, coordenadora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola.

Os estudantes indicados pelos parlamentares poderão acompanhar sessões plenárias, reuniões de comissões, além de palestras sobre política.

“Estamos buscando atrair os jovens, para que entendam como funciona o legislativo e a política”, declarou Américo Nascimento, coordenador da Escola.

A abertura oficial do evento está programada para as 17h45 de segunda-feira (16), no Plenarinho Paulo Stuart Wrigth da Assembleia Legislativa, com participação de parlamentares. Na sequência, será realizada uma mesa-redonda sobre O Poder Legislativo e os 30 anos da Constituição Cidadã, com o ex-deputado estadual e ex-constituinte Cláudio Ávila da Silva, e o doutorando em História Ricardo Duwe.

No demais dias do evento, os estudantes poderão acompanhar as reuniões das comissões de Constituição e Justiça, na manhã de terça-feira, e de Finanças e Tributação, na manhã de quarta. Ambas serão realizadas no Plenarinho.

Na primeira edição do programa estágio-visita, que reuniu em Florianópolis 49 jovens de 28 municípios em outubro do ano passado, o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Madruga, elogiou a iniciativa. Disse que “o grande desconhecido deste país é o legislativo", observando que as pessoas conhecem "o executivo porque faz e o judiciário porque manda prender, mas é no legislativo que são feitas as leis que regem nossas vidas”. Madruga também criticou o modelo de ensino vigente por “não permitir que os estudantes conheçam com funciona o legislativo, como os parlamentares atuam e como são criadas as leis”.

Veja a programação completa

Segunda-feira (16/04)

17h15: Abertura Oficial: com presença de parlamentares

18h45: Mesa-Redonda: O Poder Legislativo e os 30 anos da Constituição Cidadã – com Claudio Ávila da Silva (ex-deputado estadual e ex-constituinte) e Ricardo Duwe (doutorando em História pela UFSC) e mediação de Alcilea Medeiros Cardoso

Terça-feira (17/04)  

9 horas: Participação dos estudantes na Comissão de Constituição e Justiça

11 horas: Visita Guiada a dependências da Alesc

14 horas: Palestra: Conhecendo as Atribuições das Comissões Permanentes e o Processo Legislativo da Alesc – com Maria Natel Sheffer Lorenz e Armando Luciano Carvalho Agostini

17 horas: Mesa-Redonda: Os 30 anos da Constituição Federal e o Protagonismo da Advocacia – com Paulo Brincas (presidente da OAB-SC) e Clarissa Medeiros Cardoso (mestre em Direito e integrante da Comissão do Jovem Advogado da OAB-SC) e mediação de Ricardo Duwe

Quarta-feira (18/04)  

9 horas:  Participação dos estudantes na Comissão de Finanças e Tributação

11 horas: Palestra: As Múltiplas Facetas do Protagonismo Juvenil – com Iago Gomes Pontes Nascimento (presidente do 18º Parlamento Jovem Catarinense)

14 horas: Participação na Sessão Ordinária dos Deputados

16h30 Oficina: Conhecendo as Atribuições das Comissões Permanentes e o Processo Legislativo da Alesc – com Maria Natel Sheffer Lorenz e Armando Luciano Carvalho Agostini

18 horas: Audiência com o Presidente da Alesc deputado Aldo Schneider

Quinta-feira (19/04)   

8h30: Mesa-redonda com deputados estaduais

11 horas: Palestra: Instrumentos de Transparência na Política – com Melissa Figueiredo Silvestre (pedagoga)

14 horas: Visita ao Centro Administrativo

16 horas: Encerramento – Plenário Osni Régis