Vereadores, assessores parlamentares e servidores dos municípios integrantes da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) participaram, quarta-feira (20), de curso de capacitação voltado para a qualidade no atendimento e gestão documental. O evento foi organizado pela Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes, da Avevi, em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.
A programação iniciou às 9 horas, no Plenário da Câmara jaraguaense, com palestra da pedagoga empresarial, psicóloga, pós-graduada em Recursos Humanos, Clarisse Leal, que discorreu sobre o tema “Cabeça, coração e coragem no exercício da função pública”. Com mais de quatro décadas de experiência, a palestrante conquistou a atenção e a participação do público por toda a manhã. “O mundo hoje busca a competência que muitas vezes não vem acompanhada dos padrões formais que conhecemos no passado”, sintetizou a psicóloga. A presidente da Câmara de Massaranduba, Suzane Reinke, classificou o curso como “fantástico”, principalmente porque aconteceu na sua região, perto de seu município e “não centralizado na capital”. Seu colega de Legislativo, o vereador Geraldo Michelluzzi, ficou entusiasmado com a produtividade e a aplicação prática dos conhecimentos transmitidos.
A tarde foi dedicada à atualização sobre “Gestão Documental”, tema abordado por Daniella Camara Pizarro, graduada em Biblioteconomia com habilitação em Gestão da Informação pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), mestre e doutoranda na Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Um dos principais temas abordados foi a Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011, chamada Lei da Transparência, que regulamenta o direito constitucional dos cidadãos de acesso pleno às informações públicas, aplicável aos poderes da União, estados, Distrito Federal e municípios. “ A Lei está vigente desde o dia 16 de maio de 2012, representando um importante passo para o fortalecimento das políticas de transparência pública. Vamos frisar que o cidadão tem direito ao acesso à informação de forma íntegra e rápida, com transparência e agilidade”, enfatizou a palestrante.
O vereador Álvaro Melchert e o assessor de comunicação Marcelo Hermann, ambos da Câmara de Corupá, tinham interesse especial sobre gestão documental: “Nem todos puderam vir para o curso, assim temos o compromisso de levar os conhecimentos adquiridos aqui para a nossa cidade e repassá-los aos colegas”, disse o jornalista. “Promovemos esta qualificação justamente para isso, para aumentar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pelo Legislativo do Vale do Itapocu”, explicou o presidente da Avevi, Valmor Pianezzer. O professor Francisco Schork, diretor da Escola do Legislativo da associação, salientou a importância de preparar o servidor público estimulando sua capacitação permanente: “A partir das mudanças em nossa vida pessoal, mudamos também a nossa vida profissional, por isso valorizamos tanto o aspecto motivacional quanto o técnico”, concluiu.