
Mais de 500 mulheres participaram, no último sábado (8), da 3ª edição da Caravana da Mulher realizada no município de Caibi, no Oeste do estado. O número é significativo levando em conta que a população local, segundo dados do IBGE, é inferior a 7 mil habitantes.
O evento, por isso, reflete a intensa mobilização de lideranças locais, da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, com o apoio de veículos de comunicação da região. A participação conta com apoio da Escola do Legislativo da Alesc, que organiza esses eventos desde 2022, sempre em conjunto com municípios parceiros.
O presidente da Escola do Legislativo, deputado Mauro De Nadal (MDB) participou da abertura do encontro, realizado nas dependências do Centro de Convivência de Idosos. “É um evento muito importante, a terceira edição que Caibi organiza e serve de estímulo à participação e empoderamento feminino. Para que as mulheres se sintam estimuladas a participar cada vez mais da vida das comunidades”, justificou o parlamentar, que este ano assumiu o comando da Escola do Legislativo.
Também participaram do evento a deputada Luciane Carminatti (PT) e o deputado Altair Silva (PP), o prefeito de Caibi Eder Picoli (PP), prefeitos, vice-prefeitos de municípios da região e vereadores.
O diretor da Escola, Alexandre Fagundes também esteve presente e valorizou a ação do Núcleo de Formação Política dirigido pelo gestor Paulo Wilpert, que organizou o evento em parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Caibi, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim) e da Polícia Militar/SC.
A proposta é estimular o debate e a reflexão crítica sobre o desenvolvimento político e institucional do Estado e do País, incentivando a participação da mulher para o desempenho de mandatos eletivos.
Foram palestrantes desta edição a tenente-coronel da PM/SC Naíma Huk Amarante, secretária de Programas Institucionais da corporação; a advogada Silvana Barros da Costa, que atua em projetos sociais sobre direitos humanos e seguridade social; e a vereadora de Caibi, Edimara Portes (PP).