
A 33ª edição do Parlamento Jovem, da Escola do Legislativo da Alesc, já está iniciando sua segunda etapa.
Com a definição de participantes que irão representar as oito escolas selecionadas, os “deputados” e “suplentes” eleitos passam a atuar com apoio de assessorias parlamentares, que contam com professores dos próprios estabelecimentos de ensino, apoio do pessoal do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo e da Consultoria Legislativa da Alesc.
Eles começam a etapa de elaboração e aprimoramento dos projetos que serão apresentados em junho, na fase final do programa, agendado para o período de 9 a 13 de junho, em Florianópolis.
Na fase inicial, colégios de Garuva, Três Barras, Gaspar, Chapecó, Concórdia, Lages, Florianópolis e Criciúma receberam representantes da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira para conhecerem as propostas do programa e escolherem seus representantes.
Cada comunidade escolar escolhe cinco representantes e dois suplentes para o Parlamento Jovem. Dois professores também passam a assessorar os alunos, todos de turmas do ensino médio.
Essa semana, as duas últimas escolas participantes da edição do Parlamento Jovem escolheram suas “bancadas legislativas”. A Escola Dinâmica de Florianópolis, representante da rede privada de ensino, reuniu alunos de sua turma na segunda-feira. No dia seguinte, foi a vez dos alunos do CEDUP Abílio Paulo participarem em Criciúma.
Agora, na segunda fase, esse grupo trabalha temas que podem render propostas a serem apresentadas na fase final do Parlamento Jovem. A discussão de ideias que surgem no ambiente escolar é seguida de uma etapa de estruturação de redação de proposições legislativas de acordo com as normas técnicas.
“Esse é um projeto muito interessante, pois os alunos do ensino médio conhecem como se dá a elaboração de propostas no legislativo. De projetos de lei, moções, até emendas constitucionais, se for o caso. Adiante, por uma semana, vão ter atividades semelhantes às dos parlamentares, aqui na sede da Alesc. Isso é muito importante para a formação de líderes”, observa o presidente da Escola do Legislativo, deputado Mauro De Nadal (MDB).
“O maior ganho é entender que a política é uma atividade exercida num ambiente plural e democrático, em busca de soluções que beneficiem as comunidades”, ele reforça.