Jovens deputados aprendem sobre instrumentos de transparência na política

25 de junho de 2019

Aprender a pesquisar em fontes confiáveis foi uma das lições que os participantes da 26ª edição do Parlamento Jovem Catarinense, desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, receberam na manhã desta terça-feira (25). A palestra “Instrumentos de transparência na política”, ministrada pela pedagoga e pós-graduanda em Educação e Tecnologia, Melissa Figueiredo Silvestre, abriu as atividades de qualificação dos estudantes que participam da jornada parlamentar na Assembleia Legislativa. Até sexta-feira, os jovens participarão de reuniões de comissões, sessões plenárias e demais atividades legislativas.

Para uma geração habituada à tecnologia e a interação nas redes sociais, o desafio da palestrante foi deixar claro que nem sempre há transparência e consistência nas informações que circulam nessas mídias. “A gente tenta fazer um trabalho de base que mostre o outro lado. É interessante estar sempre contrapondo com essa ideia de fakenews, com a proliferação de informações que nem sempre dialogam com a verdade, então a gente tentar trazer um equilíbrio para essas questões, mostrando alguns perigos e mostrando outras possibilidades.”

Durante a palestra, ela deu exemplos de sites e plataformas confiáveis que possuem transparência e são embasados em levantamentos e em dados, de modo que os estudantes consigam construir pesquisas válidas e se esquivar das fakenews. “Procuramos trazer um recorte na internet de possibilidades, sites, plataformas que tragam informações seguras, que sejam fontes de pesquisa detalhadas, minuciosas e comprometidas com a verdade. A gente sabe que a juventude tem essa sede de redes sociais, de interações, e a gente tenta trazer um embasamento teórico mais aprofundado”, explicou.

Na sequência da programação, os alunos participaram da palestra “Como elaborar um parecer e voto de uma proposição legislativa”, ministrada pelo consultor legislativo Armando Agostini para preparar os jovens deputados a atuar nas comissões.

Participação
Nesta 26ª edição do Parlamento Jovem, participam do projeto escolas das cidades de Joinville, Tijucas, Chapecó, Lages, Rio das Antas, Nova Veneza, Ituporanga e Irienópolis, que foram sorteadas em dezembro do ano passado. Os estudantes tomaram posse na segunda-feira (24) e ao longo da semana vão desempenhar diversas atividades parlamentares, como os trabalhos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde vão analisar as proposições que eles mesmo fizeram. A experiência culmina com uma sessão no plenário da Assembleia Legislativa.

O estudante Gabriel Ribeiro da Roza, 16 anos, aluno da Escola Olivia Bastos, de Tijucas, destacou que o programa “é uma experiência única” e que a participação na política é fundamental. “No meu ponto de vista, é uma forma muito especial de ensinar a gente a ter mais participação.”

Fábio Matteussi participou do programa em 2014, como aluno, na 17ª edição do Parlamento Jovem, e agora retornou ao programa na condição de professor de Inglês da Escola Aleixo Dellagiustina, de Ituporanga. “Para eles, enquanto alunos, e para a gente, enquanto professor hoje, é de extrema importância o programa. É sem igual a experiência, tem coisas que a gente realmente leva pra vida toda que saem daqui, como a função de política dentro da sociedade, saber que o jovem tem que estar inserido nesse âmbito político porque somos nós os representantes da sociedade que daqui a poucos vamos estar ocupando cadeiras e cargos públicos”, testemunhou.