Profissionais da área de educação da rede pública e privada e população em geral interessada na temática
Objetivo Geral
Discutir políticas públicas de inclusão escolar e fomentar informações sobre a intervenção precoce e comportamento de educandos com autismo.
Objetivo Específicos
a) Capacitar profissionais das diversas áreas - saúde, educação e assistência social da região -,
sobre a temática que envolve o tratamento multidisciplinar do aluno com autismo.
b) Aprofundar o conhecimento dos profissionais das diversas áreas sobre as características de
crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
c) Conhecer estudos, teorias e conceitos referentes ao autismo.
d) Conhecer os desafios e as possibilidades do trabalho com autistas.
e) Instrumentalizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce em
escolares com autismo.
f) Conhecer a legislação atualizada sobre o autismo e as políticas públicas existentes, em nível
federal e estadual, para pessoas com TEA, nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, dentro das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Avaliação Biopsicossocial da Pessoa com Deficiência: Aspectos Gerais e Aspectos Específicos; Políticas Públicas na Área da Saúde para Pessoas com Autismo; Perfil Cognitivo de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); Práticas Educacionais; Diretrizes do TEA no Contexto de Santa Catarina; Transtorno do Espectro Autista e a Interface da Política de Educação Especial de Santa Catarina; Serviços Especializados para Pessoas com TEA; Práticas Baseadas em Evidências; Transtorno do Espectro Autista e a Interface da Política de Educação Especial de Santa Catarina: Desafios e Possibilidades