2024 - BIGUAÇU - 1° SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A ESCOLA COMO ESPAÇO INCLUSIVO E DE ACOLHIMENTO ÀS DIFERENÇAS

16/07/2024 a 16/07/2024 CEAR - Comunidade Católica Divino Oleiro AV. Papenborg, Via Quinta dos Ganchos, s/n, Quinta dos Ganchos, Governador Celso Ramos - Santa Catarina Hora aula: 6 horas Ministrante(s): TALITA FRANCIELI DE MELLO CABRAL PEDROZA, GIULIANE CAVALHEIRO DE BEM, CINDY DALFOVO, RENATA GOMES CAMARGO, MARIELE NELI FINATTO VASSELAI DOS SANTOS, ADETERSON DAVID DOS PASSOS CRISPIM, ELADIO SEBASTIAN HEREDERO

Público-alvo

Profissionais da rede educacional estadual, municipal e particulares; profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA); pais e pessoas com deficiência e público em geral interessado pela temática

Objetivo

Objetivo Geral

Promover a reflexão sobre os processos da Educação Inclusiva, junto aos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Biguaçu/SC, bem como ampliar conhecimentos e estratégias dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência. 

 

Objetivos Específicos

  • Oferecer formação para profissionais da Educação apresentando abordagens que possam contribuir para a implementação de estratégias para uma atuação eficaz.
  • Apresentar conceituação sobre neurodesenvolvimento;
  • Discutir a importância do papel do professor no processo de desenvolvimento do estudante;
  • Conhecer as habilidades fundamentais para a aprendizagem;
  • Valorizar práticas que estimulem diferentes habilidades.
  • Apresentar estratégias que podem ser utilizadas no contexto escolar;
  • Mostrar as ferramentas para melhor inclusão escolar dos estudantes atípicos;
  • Proporcionar debate referente ao processo de inclusão escolar;
  • Estimular a inclusão e suas interfaces: escola, clínica e família;
  • Demonstrar a importância de boas práticas pedagógicas nos Transtornos de Neurodesenvolvimento.

Ementa

Quebrando paradigmas para incluir socialmente; Processo de Escolarização de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista; O Desenho Universal de Aprendizagem como Estratégia de uma Educação Inclusiva; Me aprende para que eu possa aprender: reconhecendo a individualidade autista; Altas Habilidades/Superdotação na Educação Básica.

Programação

  • 16/07/2024 - 07h 30min - Credenciamento

  • 16/07/2024 - 08h 30min - Mesa de Abertura

  • 16/07/2024 - 09h - Palestra - Quebrando paradigmas para incluir socialmente.

    Ministrantes
    1. ADETERSON DAVID DOS PASSOS CRISPIM
  • 16/07/2024 - 10h - Palestra - Processo de Escolarização de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista

    Ministrantes
    1. MARIELE NELI FINATTO VASSELAI DOS SANTOS
  • 16/07/2024 - 12h - Almoço

  • 16/07/2024 - 13h - Recredenciamento

  • 16/07/2024 - 13h 30min - Palestra - O Desenho Universal de Aprendizagem como Estratégia de uma Educação Inclusiva

    Ministrantes
    1. ELADIO SEBASTIAN HEREDERO
  • 16/07/2024 - 14h 30min - Palestra - Me aprende para que eu possa aprender: reconhecendo a individualidade autista.

    Ministrantes
    1. CINDY DALFOVO
  • 16/07/2024 - 15h 30min - Intervalo

  • 16/07/2024 - 16h - Palestra - Altas Habilidades/Superdotação na Educação Básica

    Ministrantes
    1. RENATA GOMES CAMARGO
  • 16/07/2024 - 17h - Encerramento

Ficou com dúvidas?

Acesso nosso FAQ ou Entre em contato

Dúvidas Frequentes