A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, considerada referência nacional, formou terça-feira (03), às 19h, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, a primeira turma de pós-graduação em Poder Legislativo e Cidadania. O curso, que teve início em 25 de agosto de 2011, foi oferecido aos servidores do Parlamento catarinense e de câmaras municipais para a melhoria da qualidade do serviço público. Na cerimônia de encerramento, 19 alunos receberam certificados. O formando Simeão Laércio Ramos foi o orador da turma e ressaltou que a voz vinda das ruas exige uma mudança de postura dos cidadãos o que passa pela reflexão da missão do Parlamento e das demais instituições brasileiras.
A coordenadora da Escola do Legislativo, Carla Maria Evangelista Vieira Pedrozo, lembrou em seu discurso o empenho da equipe da instituição para realizar a pós-graduação. Ela destacou a importância da especialização para o aprimoramento constante da atuação parlamentar através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, fomentando a produção científica e o avanço do conhecimento sobre o Poder Legislativo.
Assessor parlamentar e jornalista, o formando Carlos Paniz afirmou que a especialização permitiu uma discussão da política de forma pura e apartidária. “Os professores foram escolhidos a dedo”, disse. A formanda Valeska Daniela Tratsk garantiu que a bagagem acadêmica vai influenciar diretamente em seu dia a dia: “Nosso trabalho no Legislativo será muito melhor. O conhecimento que eu adquiri me deu uma nova visão da política que levarei para toda a vida”, analisou.
Seis dos 19 professores que acompanharam os estudantes ao longo de dois anos receberam homenagem especial: Antônio José Barbosa (Universidade de Brasília – UNB), Elson Manoel Pereira (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), Fernando de Souza Coelho (Universidade de São Paulo – USP), Humberto Dantas (Insper – Ensino e Pesquisa), Marcelo Arno Nerling (USP) e Sílvia Inês Coneglian Carrilho (UFSC). O estudante Antônio Francisco Cervi foi escolhido “Amigo da Turma”. A professora mestre Rejane Marcus Bodnar foi patronesse e o professor doutor Orides Mezzaroba, paraninfo.
Participaram da mesa os deputados Sílvio Dreveck (PP) e José Milton Scheffer (PP) e o chefe de gabinete da presidência, Douglas Warmling, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP). O presidente da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, deputado Gelson Merisio (PSD) foi representado pela coordenadora da instituição, Carla Pedrozo.
Formandos
Alexandre José Back
Antônio Francisco Cervi
Carlos Henrique Paniz
Carolina Tomazelli
Claudio Tubbs
Dayana Romero Mota
Deyse Aparecida Ferreira
Dorli Schwalbe
George Jesus Fleury Camargo
Josy Maria Marcelino da Silva
Juliana Helena Nunes Giacomosi
Maria Natel Scheffer Lorenz
Marcio Welter
Marianne C. Tilmann
Ramatís Bessa Santos
Simeão Laércio Ramos
Tatiane de Bona
Valeska Daniela Tratsk