Com a proposta de capacitar servidores públicos e parlamentares para que estabeleçam um canal de comunicação mais interativo com os cidadãos e ofereçam um atendimento mais qualificado e eficiente ao público, a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira realiza um curso sobre comunicação governamental e assessoria, nesta quinta-feira (31), em Florianópolis.
Comunicação estratégica, monitoramento das redes sociais, marketing digital e marketing de relacionamento são os principais temas a serem abordados pelos palestrantes ao longo do dia. Eles vão tratar, também, de assuntos como protocolo e cerimonial, media training, gerenciamento de crise, assessoria em tempo real e organização e busca digital.
As palestras são ministradas pelo consultor de marketing digital Gilberto Musto, que atua há 20 anos na área de marketing político e estratégias eleitorais, e pela consultora de marketing de relacionamento Célia Souza, especialista em consultoria de imagem e comportamento pessoal. Ambos são jornalistas.
Musto destaca que a Internet permite à população e às autoridades o “acesso horizontalizado” às informações. “Isso cria uma condição para que se tenha acesso a todas as informações referentes ao trabalho dos políticos, que representam uma parcela da população, por intermédio da comunicação via sites, blogs e redes sociais. Também possibilita que os cidadãos exprimam suas opiniões, relatem suas expectativas. A ideia é ensinar aos participantes como usar as ferramentas disponíveis da melhor maneira possível”, disse.
A interatividade, segundo o consultor de marketing digital, favorece um vínculo mais forte entre o cidadão e o seu representante. “As pessoas devem ter consciência de que têm o direito de questionar, verificar, saber o que está acontecendo na administração dos valores e no trabalho de cada gestor ou parlamentar. Da parte deles, é interessante que interajam, publicando, por exemplo, ‘hoje votei contra ou a favor do projeto x’. Esta interatividade contribui para trazer mais transparência ao setor público”.
Para Célia, o marketing de relacionamento é uma ferramenta que deve ser utilizada para aproximar os políticos dos cidadãos. “A intenção é estabelecer um diálogo mais amplo com a população. É de fundamental importância que essa seja uma ação contínua e não apenas trabalhada no período eleitoral”, ressaltou.