“Eu vou levar esse momento único e memorável para a minha cidade, indicando para meus colegas e amigos a importância de participar dessa iniciativa que nos empoderou demais ”, definiu Gabriel Teixeira Branco, 26 anos, estudante de Direito na Unifacvest, de Lages, na Serra catarinense, ao comentar a experiência de quatro dias no Estágio-Visita, iniciativa liderada pelo Parlamento catarinense e coordenada pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.
Encerrado nesta quinta-feira (17), o Estágio-Visita chegou à oitava edição com um recorde de 80 estudantes universitários inscritos de todas as regiões do Estado. Para Léa Medeiros, gestora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo, essa edição foi vitoriosa em todos os sentidos. “A cada ano, observamos um avanço, mas esse ano tivemos recorde de inscritos”, pontuou.
Desde segunda-feira (14), o grupo participou da rotina do Parlamento. “Os universitários estiveram conosco interagindo com todas as atividades da Casa e dos parlamentares. Então, eles saem daqui com uma visão ampla e efetiva de qual é o papel do deputado, do Poder Legislativo na vida das pessoas e que o Parlamento representa a população catarinense”, afirmou.
Estudante de Direito da Uniasselvi de Blumenau, Maria Luísa Vilaça, 24 anos, concorda com a gestora do programa e afirma que a experiência oportunizou entender como a política funciona. “Nos tornamos mais politizados”, revelou.
Tatiane Cristina dos Santos, 33 anos, estudante de Direito da Furb, disse que participar do Estágio-Visita foi extremamente gratificante. “Vai somar muito para a minha vida acadêmica e profissional”, garantiu.
Proposições
Mais uma ação liderada pelo Parlamento que busca aproximar a Assembleia Legislativa dos catarinenses, o Estágio-Visita apresenta resultados concretos como a elaboração de propostas de leis pelos estudantes. Na tarde desta quinta, na última atividade do programa, os universitários participaram de uma oficina para a construção de proposições legislativas.
“A última edição resultou em cinco projetos de leis que estão tramitando na Casa”, informou a diretora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler. Ela comenta que juntamente com o programa Estágio-Visita, a Escola do Legislativo promove os projetos Vereadores Mirins e Parlamento Jovem, que formam um tripé de ações voltadas para os jovens catarinenses. “Essas três ações atraíram cerca de dois mil estudantes catarinenses para o Parlamento.”