O servidor público Márcio Welter defendeu sua monografia no curso de Pós-Graduação em Poder Legislativo e Cidadania, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, na tarde desta terça-feira (30). O acadêmico foi o quinto, da turma de 20, a apresentar seu trabalho final, abordando o uso da tecnologia da informação no processo de tramitação das peças orçamentárias no Parlamento catarinense.
Welter afirmou em sua defesa que o Legislativo de Santa Catarina já é exemplo de transparência e acesso à informação. “A mesma vanguarda se observa quando se trata do uso da tecnologia no dia a dia da Assembleia Legislativa”, disse. Toda a infraestrutura e desenvolvimento de programas e rotinas de informação são fruto do trabalho interno dos técnicos da Assembleia Legislativa, conforme apurou o acadêmico.
“Minha intenção é oferecer referências de pesquisas para que outras assembleias legislativas possam implantar os modelos que já dão resultado em Santa Catarina”, planeja Welter, que tomou como base em seu estudo a tramitação do orçamento estadual no Parlamento.
João Luiz Gattringer, docente na pós-graduação e auditor fiscal do Tribunal de Contas de Santa Catarina, orientou a monografia e destacou a importância de ferramentas tecnológicas para a tramitação das leis, o que aproxima o cidadão da Assembleia Legislativa. “O uso da tecnologia da informação é fundamental na tramitação das matérias, como as peças orçamentárias”.
Direcionado aos servidores de casas legislativas, o curso possui carga horária de 360 horas de aulas presenciais. Na próxima sexta-feira (2), outros três acadêmicos defendem seus trabalhos finais na Pós-Graduação em Poder Legislativo e Cidadania.