Um grande movimento das escolas de governo brasileiras para cooperação e disseminação da Agenda 2030 no Brasil foi o tema de uma live realizada na manhã desta quarta-feira (11), como conclusão da primeira etapa da 6ª Semana da Avaliação em Escolas de Governo (Saeg), realizada dias 14 e 15 de setembro, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra.
Coordenado pelos organizadores da 6ª Saeg, o encontro virtual é parte do esforço para a construção de capacidades de implementação no serviço público brasileiro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e das 169 metas estabelecidas pela ONU, a serem atingidos nos próximos anos.
A diretora da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, Marlene Fengler, participou do evento online pela mobilização de escolas de governo na construção de alternativas para capacitação de agentes públicos e da sociedade em geral em relação ao entendimento e aplicação dos ODS e metas da ONU,que devem ser alcançados nos próximos anos. "Já estamos trabalhando na qualificação dos servidores da Escola do Legislativo da Alesc para que tenham pleno entendimento dos ODS e das metas da ONU e, dessa forma, possam construir nossos projetos e embasar nossos eventos em conformidade ao que está estabelecido na Agenda 2030", resume Marlene, que durante o evento em Genebra apresentou o projeto Caravana da Inclusão da Mulher na Política, desenvolvido pela Escola e que está alinhado ao 5º ODS, pela igualdade de gênero.
Durante a 6ª Semana da Avaliação em Escolas de Governo (Saeg), dias 14 e 15 de setembro, em Genebra, o Brasil se comprometeu em assumir cinco metas: discutir como a cooperação internacional pode viabilizar o alcance da Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global; orientar gestores públicos como avaliar institucionalmente suas organizações segundo o escopo e a proposta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030; evidenciar o papel que as escolas de governo podem exercer na disseminação da Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global; prover um espaço de negociações para acordos de cooperação entre escolas de governo do Brasil junto a escolas de governo estrangeiras e junto a organismos internacionais e pautar a emergência de uma agenda de cooperação nacional brasileira entre escolas de governo para a construção de capacidades técnicas, tecnológicas e científicas no desenvolvimento profissional de agentes públicos.
Durante a live, ficou definido que até novembro do próximo ano, 94% das mais de 500 escolas de governo brasileiras deverão ter pelo menos dois servidores capacitados em ODS, 87% terão que fornecer capacitação própria sobre os ODS em seu portfólio de cursos, 65% deverão conseguir classificar seus cursos e ações educacionais segundo os ODS correspondentes e 68% terão que estar aptas a orientar e conduzir as classificações, em ODS, de serviços públicos de outras organizações públicas.
Coordenaram o evento virtual desta manhã representantes da ONU Brasil, da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CNODS / Presidência da República), da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).
Rossani Thomas
Assessora de Comunicação da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira
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