O maior encontro estadual de vereadores mirins vai reunir 1.200 crianças e adolescentes nesta quarta-feira (6), das 8h30 às 16h30, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras. O tema deste ano são os 17 ODS estabelecidos na Agenda 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU). Os estudantes, de todas as regiões do estado, debateram os ODS na vida cotidiana e o impacto dos ODS na juventude. A partir das palestras sobre o assunto, eles desenvolveram em seus municípios ações sobre a questão. Esse conjunto de 12 relatos e experiências será encaminhado à Assembleia Legislativa.
As palestras ficam a cargo de dois especialistas: *Fernando Assanti* (jornalista, especialista em economia e meio ambiente, dedica-se à presidência do Instituto Selo Social, ONG que mobiliza, capacita, estimula e certifica organizações que ajudam a fazer do seu território um lugar melhor para as pessoas viverem) e *Mahryan Sampaio Rodrigues* (graduada em Relações Internacionais pela Febasp; especialista em Direitos Humanos e Lutas Sociais pela Unifesp. É embaixadora da Juventude da ONU pelo United Nations Office of Drugs and Crime (UNODC); membro da Diretora da ONG I Know My Rights (IKMR); diretora de Advocacy Climático do Instituto Perifa Sustentável; conselheira do: Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA, entre outras funções).
As sugestões dos estudantes foram elaboradas ao longo do ano, durante as oficinas e conferências de vereadores mirins promovidas pela Escola do Legislativo da Alesc em parceria com as Câmaras Municipais que instituíram Câmaras Mirins.
Mais informações sobre o evento
Data: 06 de novembro de 2024
Local: Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, Canasvieiras, Florianópolis
Horário: das 8h30 às 16h30
Público do encontro: 1.200 vereadores mirins de 62 municípios catarinenses. São estudantes do Ensino Fundamental, entre 10 e 15 anos, eleitos em suas escolas para integrarem as Câmaras Mirins em SC.
O que é o Programa Vereador Mirim: É desenvolvido pelas Câmaras Municipais para contribuir na formação política e cidadã dos estudantes do Ensino Fundamental, a partir do 5º ano.
O papel da Alesc: A Escola do Legislativo da Alesc incentiva a implantação do PVM nas câmaras municipais, faz a formação dos vereadores mirins e promove o encontro estadual reunindo o máximo de Câmaras Mirins do estado. Durante a formação, as crianças e adolescentes participam de seminários, conferências e oficinas sobre democracia, cidadania e temas relacionados. Nas câmaras municipais de suas cidades, atuam simulando todas as ações dos vereadores adultos.
Neste ano: Foi incluído nos seminários de vereadores mirins o debate sobre os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao final dos debates, os parlamentares mirins encaminharão as ações e experiências que desenvolveram em seus municípios como sugestões sobre o tema ao parlamento catarinense, de forma que essas iniciativas possam ser aproveitadas em leis ou políticas públicas para todo o estado.
Convidado especial
O evento terá participação do presidente da Associação Brasileira das Escolas Legislativas de de Contas, Roberto Lamari, que participa da abertura do evento, às 9h.
Programação completa
07h30 – Recepção das delegações e Credenciamento
09h00 – Abertura
09h30 – Palestra: Como trabalhar os ODS na vida cotidiana, com Fernando Assanti
11h15 – Relatos de experiências das Câmaras Mirins
12h30 – Almoço
13h30 – Palestra: Os ODS e a juventude brasileira, com Mahryan Sampaio Rodrigues
15h30 – Relatos de experiências das Câmaras Mirins
16h30 – Encerramento