"A minha expectativa é a melhor possível, principalmente, porque quero acompanhar a rotina das comissões como a de Constituição e Justiça e a de Finanças”, declarou Marcos Vinicius Padilha de Morais, aluno do Curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), de Lages, da Serra. Marcos é um dos 80 jovens universitários de todas as regiões do Estado que participam desde segunda-feira (14) da 8ª edição do Programa Estágio-Visita, mais uma ação liderada pelo Parlamento que busca aproximar a Assembleia Legislativa dos catarinenses.
Promovido pela Escola Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, o Estágio-Visita prevê quatro dias de imersão visando apresentar, efetivamente, o trabalho do Poder Legislativo e o funcionamento da democracia para os jovens.
Dois mil estudantes
Como observa a diretora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler, o programa é um dos tripés promovido pelo Núcleo de Educação à Democracia da instituição. “Além do Estágio-Visita, integram esse tripé os projetos Vereadores Mirins, que é voltado para alunos do Ensino Fundamental, e o Parlamento Jovem destinado para os estudantes do Ensino Médio”, destaca, informando que neste ano, cerca de dois mil estudantes catarinenses participaram das três iniciativas.
Marlene Fengler enfatizou a importância do Estágio–Visita para a formação dos jovens universitários. “É uma ação que visa o fortalecimento da democracia e da cidadania”, avaliou.
Replicar a ação
Na segunda-feira (14), além da solenidade de recepção, os 80 jovens participaram da palestra sobre os 35 anos Constituição Estadual de Santa Catarina, com o professor de Direito e mestre em Sociologia Política, Roberto Wohlke.
Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas ( Abel), o advogado Roberto Eduardo Lamari, ressaltou que a entidade pretende replicar essa ação da Escola do Legislativo catarinense para outras Casas Legislativas do país. “ Queremos que esse programa inovador seja replicado em outras assembleias e nos poderes legislativos municipais”, avaliou. Para ele, é uma ação que possibilita que os jovens despertem para a importância de sua participação na política.
Até a próxima quinta-feira (17), os 80 universitários vão conhecer como funciona a democracia dentro do Poder Legislativo. Entre as atividades desenvolvidas pelos parlamentares, os universitários acompanharão sessões ordinárias e reuniões das comissões permanentes, além de participar de oficinas e palestras.
Para o estudante de Direito de Lages, Marcos Vinicius, que sonha em trabalhar na política, o primeiro passo é justamente buscar o conhecimento. “ Por isso, é uma oportunidade única estar aqui no Parlamento e conhecer sua rotina e as atividades desenvolvidas”, concluiu.
No final do evento, eles participam de uma oficina com o objetivo de formularem projetos que posteriormente poderão ser apresentados pelos parlamentares. Na edição anterior, os participantes deixaram como sugestão cinco projetos de lei, que tramitam na Alesc.