
A região Oeste vai sediar, na próxima semana, cinco eventos com participação direta de três núcleos técnicos da Escola do Legislativo. Além de seminários regionais de vereadores mirins, em Guarujá do Sul, São Lourenço do Oeste e em Chapecó, mais dois encontros estão programados para a maior cidade da região, a Caravana da Inclusão da Mulher e o Seminário Regional de Compras Públicas de Alimentos da Agricultura Familiar e Produção Orgânica.
“Nossa Escola tem uma equipe atuante e experimentada na organização de eventos, um time de técnicos capacitados. E essa coincidência de datas demonstra o apreço pela região Oeste, que é minha origem”, comenta o presidente da Escola do Legislativo, deputado Mauro De Nadal (MDB).
“É um trabalho fruto de diversas parcerias, com câmaras de vereadores, associações e com as comissões técnicas permanentes da Assembleia Legislativa, que atendem demandas dos 40 parlamentares”, complementa o diretor da Escola do Legislativo, Alexandre Lencina Fagundes.
Na semana que se encerra, a Escola do Legislativo teve envolvimento no 10º Seminário Estadual sobre a Síndrome de Down, realizado na sede da Assembleia Legislativa, e no Seminário sobre Hortas e Compostagem em Ambientes Escolares, realizado em Itajaí. Outro evento é o Seminário de Gestores e Técnicos Esportivos, que se encerra nesta sexta-feira (28) na Alesc.
Eventos programados no Oeste
Na segunda-feira (31), o Núcleo de Educação para a Democracia tem participação no Seminário Regional de Vereadores Mirins programado para a Câmara Municipal de Guarujá do Sul. No dia seguinte, outro encontro regional acontecerá em São Lourenço do Oeste. E na quarta-feira (2), em Chapecó, será a vez dos vereadores mirins da região da Acamosc se reunirem em seminário na sede da associação.
A sede da Acamosc também será local, na quinta-feira (3), a partir das 8h30, da Caravana da Inclusão da Mulher na Política. Será um dia de intensa programação, com participação de parlamentares em debate matinal, palestra e apresentação de ‘case’ sobre a criação da Procuradoria da Mulher em Chapecó, no período da tarde.
Também na quinta-feira, a partir das 13h, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul, em Chapecó, acontecerá o Seminário Regional de Compras Públicas de Alimentos da Agricultura Familiar e Produção Orgânica.
O que é vereador mirim?
O Programa Vereador Mirim tem como objetivo estimular a participação política da juventude, propiciando aos estudantes do ensino fundamental momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e a importância da política numa sociedade democrática. Mais de 80 Câmaras Municipais têm o programa, e parcerias com a Escola.
Durante os seminários regionais, o Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo trabalha com vereadores mirins eleitos em suas comunidades escolares, para desenvolver noções de oratória e transmitir conhecimentos sobre o papel do vereador e do Poder Legislativo, bem como sobre a Constituição Federal.
Os encontros têm sete horas de duração e reúnem participantes de municípios da região que têm o Programa Vereador Mirim em andamento. Adiante, o programa promove, de junho a agosto, as Conferências de Vereadores Mirins, e em outubro o grande Encontro Estadual programado para Florianópolis.
Caravana de Mobilização da Mulher
O encontro de mobilização de mulheres em Chapecó, na sede da Acamosc, acontecerá no dia 3 de abril, a partir das 9h, e envolve o Núcleo de Formação Política, que trabalha em parceria com a Câmara Municipal, a Procuradoria da Mulher de Chapecó e a Acamosc. A proposta é motivar a participação de mais mulheres na vida política de suas comunidades.
Estão previstas participações em mesa-redonda das deputadas estaduais Luciane Carminatti (PT) e Direce Heiderscheidt (MDB), da deputada federal Daniela Reinehr (PL) e da vereadora por Saudades Eliamar Corradi (PP). No período da tarde, a partir de 13h30, a tenente-coronel PM Naíma Huk Amarante faz palestra com o tema “Homens e Mulheres Desconstruindo Mitos”, e na sequência a vereadora por Chapecó Edi Folle (PSD) apresenta o case sobre a instalação da Procuradoria da Mulher naquele município.
Compras públicas da agricultura familiar
Já o seminário programado para o auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), também na quinta-feira (3), a partir de 13h, trata de aspectos técnicos que envolvem políticas de estímulo às compras públicas de produtos orgânicos e de origem da agricultura familiar por órgãos públicos e prefeituras. A ideia é estreitar essas negociações e oferecer qualidade alimentar, por exemplo, na merenda escolar. O Núcleo de Inclusão e Políticas Públicas da Escola do Legislativo atua, nessa ação, em apoio à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Alesc.
Técnicos de diversos órgãos envolvidos com assistência, e de entidades organizadas participarão de mesas de debates, em busca da facilitação e estímulo a negócios diretos, esclarecendo aspectos legais e esclarecimentos sobre o potencial de crescimento dessas transações em benefício das comunidades do campo e da cidade.