Seminário de gestores e técnicos esportivos terá time qualificado de palestrantes

11 de março de 2025

A Assembleia Legislativa vai reunir esportistas, dirigentes, técnicos, comunidade acadêmica e personalidades do meio esportivo para aprofundar debates sobre a gestão esportiva. O evento, programado para 27 e 28 de março, no Auditório Antonieta de Barros, é realização da Comissão de Esporte e Lazer, por proposição do deputado Fernando Krelling (MDB), e conta com a parceria da Escola do Legislativo. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site  https://escola.alesc.sc.gov.br/.

O “Seminário de Gestores e Técnicos Esportivos de SC” terá dois dias intensos de palestras e troca de conhecimentos. Entre palestrantes confirmados estão o presidente da CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) e vice-presidente das IFS (Américas na International School Sport Federation), Antônio Hora; do vice-presidente da Genius Sports no Brasil, Guilherme Buso; do técnico da Seleção Brasileira de Futsal, hexacampeão mundial e eleito o melhor técnico de futsal do mundo em 2024, Marquinho Xavier; da responsável pela definição estratégica e planejamento simultâneo das missões do ciclo olímpico, Joyce Ardies; entre outros.

O presidente da Escola do Legislativo, deputado Mauro De Nadal (MDB), reforça a importância do suporte da instituição às iniciativas das comissões, e manifestou a alegria pela parceria num evento solicitado por um colega de bancada. “O Fernando Krelling tem grande envolvimento com o esporte, área que eu também tenho afinidade. Certamente será um grande evento”.

Para Krelling, o encontro proporciona diálogo e muita troca de experiências. “É uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento contínuo do esporte em Santa Catarina. O Seminário fortalece a base e garante melhores resultados a médio e longo prazo, promovendo a melhoria contínua das práticas de gestão esportiva no estado”, defende o parlamentar. Ele valoriza que esse é um encontro inédito no parlamento estadual, com nomes do esporte nacional e internacional com muito conhecimento em gestão esportiva. “O que eles irão compartilhar conosco fará, certamente, a diferença na promoção do esporte de base, no dia-a-dia de cada equipe e gestor”, completa o deputado, que é vice-presidente da Alesc.

Programação completa

Quinta-feira, 27 de março: 7h – Credenciamento; 8h30 – Abertura; 9h – Palestra: “Aposta responsável integridade no esporte”, com Guilherme Buso; 10h – Palestra: “Comunicação: a estratégia de que levou o Comitê Olímpico do Brasil à elite mundial no ciclo Paris 2024”, com Paulo Conde; 11h – Palestra: “Investimentos e resultados das políticas públicas nos esportes eletrônicos no Rio de Janeiro”, com Carlos Gama

13h30 – Palestra: “Paradesporto: caminhos e possibilidades”, com Ciro Winckler; 14h30 – Palestra: “Aspectos jurídicos do movimento olímpico”, com Luciano Hostins; 15h30 – Palestra: “Capacitação de técnicos esportivos: o caso do IBB”. com Sérgio Correa Carneiro; 16h30 – Palestra: “A pressão é um privilégio para poucos”, com Marquinhos Xavier

Sexta-feira, 28 de março: 8h30 – Palestra: “E-Sport no Brasil”, com Léo Fontes; 9h30 – Palestra: “Marketing no esporte – o case Paris 2024”, com Gustavo Herbetta; 10h30 – Palestra: “ISB e CBDE: estruturas esportivas educacionais”, com Antônio Hora; 11h30 – Palestra: “Esporte como educação: desafios e oportunidades”, com Arthur Borelli.

13h30 – Painel: “Estrutura e organização logística do Team Brasil em Paris 2024, com Joyce Ardies; 14h30 – Palestra: “Lei de Incentivo Estadual/PIE Decreto 780/23, com Renan Moresco Pirath; 15h30 – Palestra: “Lei de incentivo: orientações para a apresentação de projetos esportivos na Lei de Incentivo ao Esporte Federal e comparações com a Lei de Incentivo ao Esporte do Distrito Federal", com Marcelo Ottolini; 16h30 – Palestra: “Planejamento, programas e gestão do CBC”, com Emerson Appel; 17h30 – Palestra: “Gestores esportivos catarinense”, com Fernando Faquin, Sérgio Correa Carneiro, Alexandre Beck Monguilhott

 

Quem são os palestrantes

● Antônio Hora Filho – Exerce seu segundo mandato como presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e é vice-presidente das Américas na International School Sport Federation (ISF). Em outubro de 2024, durante a Gymnasiade no Bahrein, tornou-se presidente interino da ISF, sendo o primeiro brasileiro e o primeiro representante de um país do continente americano a ocupar essa posição. Com mais de 20 anos de experiência como gestor esportivo, ocupou diversos cargos no Governo do Estado de Sergipe, incluindo o de secretário municipal de Esporte. Além disso, teve uma carreira como atleta e árbitro de futebol. Ao longo de sua trajetória, organizou 73 campeonatos brasileiros e 11 torneios internacionais realizados no Brasil.

● Arthur Borelli – Fundador da Think Sports, empresa especializada em marketing e negócios esportivos, responsável pela gestão completa de programas de metodologias esportivas voltados para escolas e clubes, como a NBA Basketball School e o COB nas Escolas (programa oficial de iniciação esportiva escolar do Comitê Olímpico do Brasil). Também atuou em parceria com outras organizações renomadas, incluindo Ronaldo Academy, Sociedade Esportiva Palmeiras, Metodologia Gustavo Borges, Clínica de Natação Cesar Cielo, Metodologia Flavio Canto, La Liga Football School e Play Vôlei.

● Carlos Gama –É fundador e diretor da equipe Colab Esports, cofundador da ESPORTSRIO e atuou como vice-presidente da Comissão do Grupo de Trabalho para Promover Estudos e Apresentar Propostas de Políticas Públicas para Esportes Eletrônicos no Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

● Ciro Winckler – Desempenhou um papel importante no cenário do paradesporto, atuando como conselheiro de atletismo no Comitê Paralímpico Internacional e participando de cinco edições dos Jogos Paralímpicos de Verão. Coordenou o Projeto Paradesporto Brasil+ Acessível, com o objetivo de sistematizar, organizar e difundir o conhecimento sobre o paradesporto.

● Emerson Luiz Appel – Especialista em fisiologia do exercício e em direito esportivo, além de gestor licenciado pelo curso avançado de gestão esportiva (Cage) do Instituto Olímpico Brasileiro, do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Atuou por mais de 30 anos na gestão de clubes e por oito anos como docente no ensino superior, lecionando nos cursos de educação física, administração e fisioterapia, bem como no curso de pós-graduação em Gestão do Esporte na Unisul/SC.

● Guilherme Buso – Com formação em jornalismo e marketing, liderou a equipe de comunicação do NBB, onde coordenou o Jogo das Estrelas, considerado o maior evento de esporte e entretenimento do país. Além disso, realizou trabalhos para a Federação Paulista de Futebol, cobrindo jogos, competições e eventos, conduzindo entrevistas e desenvolvendo conteúdos institucionais. É vice-presidente da Genius Sports no Brasil, uma empresa global de tecnologia esportiva.

● Gustavo Herbetta – Com mais de 25 anos de experiência no mercado publicitário, atuou em grandes agências. Em 2015, migrou para o marketing esportivo. Foi responsável pela campanha 360º da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, para a CBF, além de atuar como CEO do maior evento de futebol da América Latina em 2019. Desde maio de 2022, ocupa a diretoria de marketing e eventos do COB, onde, no ciclo para Paris, alcançou o recorde de captação comercial e os melhores resultados de marca da história centenária do Comitê Olímpico Brasileiro.

● Joyce Ardies – Especialista em projetos com prêmios internacionais, sua formação acadêmica inclui um bacharelado em administração empresarial com ênfase em comércio exterior e recursos humanos. Com ampla experiência internacional, liderou operações para o envio de delegações brasileiras aos Jogos Olímpicos, Pan-Americanos, Sul-Americanos e Mundiais, e atuou como subchefe de Missão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Atualmente, é responsável pela definição estratégica e planejamento simultâneo das missões do ciclo olímpico, gerenciando equipes, divisões de escopo, acompanhamentos e avaliações.

● Leo Fontes – À frente da Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE), preside iniciativas voltadas à inovação, inclusão e o desenvolvimento da comunidade game no Brasil. Como CEO da BASE Gaming, principal complexo gamer do Norte e Nordeste, e da divisão de E-sports do Sport Club do Recife, lidera projetos estratégicos para o setor. Graduado em Administração, atua com foco na construção de operações de destaque, promovendo a inovação por meio dos games e contribuindo para o crescimento sustentável do ecossistema de E-sports no país.

● Luciano Hostins – É diretor jurídico do Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2018. Colaborou com confederações brasileiras de modalidades como ciclismo, judô, triathlon, remo, hóquei sobre grama, balonismo, aerodesporto, taekwondo, basquetebol e ginástica, além de Federações Catarinenses de ciclismo, judô, triathlon, remo, handebol, futebol de salão, karatê, xadrez, atletismo, tênis, taekwondo, motociclismo e automobilismo. Com experiência em casos de doping, atuou como relator, procurador ou advogado em processos de grande relevância.

● Marquinho Xavier – Mestre e doutor em ciências do movimento humano. Atua atualmente como treinador da Seleção Brasileira de Futsal Masculino e coordenador técnico de seleções da CBF. Ao longo de sua carreira, conquistou 32 títulos, incluindo o Campeonato do Mundo FIFA 2024, a Supercopa do Brasil 2017 e o tricampeonato da Conmebol Libertadores da América (2017-2019), entre outros. Foi indicado seis vezes ao prêmio de Melhor Treinador do Mundo, eleito duas vezes o Melhor Treinador da Liga Nacional e recebeu duas vezes o Troféu Destaque Profissional do Esporte.

● Paulo Roberto Conde – Jornalista, consolidou sua carreira como diretor de comunicação e atualmente é responsável pela plataforma de streaming do Comitê Olímpico do Brasil. Atuou como subchefe de missão nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022. Sua trajetória inclui a produção de diversas reportagens e a cobertura in loco de eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, com passagens por veículos renomados como TV Globo, Folha de S. Paulo e Lance!.

● Sérgio Correa Carneiro – Presidente do Instituto Basquete Brasil (IBB), vice-presidente da Federação Catarinense de Basquetebol (FCB), ex-presidente da Associação de Pais e Amigos do Basquete de Blumenau (Abab), Técnico e atleta multicampeão da modalidade de basquetebol.

● Fernando Faquin – Atual presidente da Federação Catarinense de Voleibol, formado em educação física, empresário e gerente de Esportes, com mais de 25 anos de experiência no setor esportivo, atuando como técnico, árbitro e gestor esportivo.

● Alexandre Beck Monguilhott – É advogado especializado em direito desportivo, administrativo e público, com mais de 25 anos de atuação no esporte catarinense e nacional. Com vasta experiência em tribunais desportivos, foi presidente do TJD do Futebol Catarinense, do STJD do taekwondo e do voleibol, além de auditor em diversas modalidades. Também presidiu a Comissão de Direito Desportivo da OAB/SC e o Conselho Estadual de Esporte de Santa Catarina.

● Renan Moresco Pirath – Servidor do Estado com atuação em diversos órgãos da Administração Pública. Integra a consultoria jurídica da Casa Civil. Especialista em direito desportivo, administrativo e constitucional, possui ampla experiência na área esportiva, tendo atuado na Fesporte e em tribunais desportivos, como o TJD do Futebol Catarinense e o STJD de diversas modalidades. Também possui experiência na tramitação de projetos esportivos em nível federal e estadual.