A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, aproveitando o mês de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, vai promover seis seminários municipais para discutir a ampliação da participação feminina na política e a legislação eleitoral que, pela primeira vez, proíbe coligações nas proporcionais nas eleições deste ano. Os eventos serão realizados em Canelinha, Fraiburgo, Balneário Camboriú, Paulo Lopes, Itajaí e Penha.
Segundo a deputada Marlene Fengler (PSD), presidente da Escola, nos seminários serão abordados os seguintes temas: experiência parlamentar feminina, participação das mulheres na política, desafios e críticas, histórico e perspectivas e participação das mulheres na eleição: aspectos legais. “A proposta é discutir e incentivar a participação das mulheres na política. Nós somos a maioria da população e dos eleitores e temos que ampliar a inserção da mulher nas decisões políticas.”
Ela ressalta que a ampliação da participação feminina na política é um desafio que vai além de recursos para candidaturas e cotas partidárias, e que é preciso estimular as mulheres a participarem da política de forma institucional, já que, culturalmente, elas não são encorajadas a ocuparem esses espaços. Marlene observa que os eventos são gratuitos e é uma forma da escola incentivar as mulheres na política. “Não adianta ficar reclamando da falta da participação feminina nas câmaras de vereadores, nas prefeituras, se elas não participarem das eleições.”
Em Canelinha, o seminário de agentes públicos: mulheres e política será no dia 12, das 18h30 às 22h, na Câmara de Vereadores. Em Fraiburgo, o seminário “Debate Contemporâneo: Mulher e Política” será no dia 14, das 9 às 17h20, na Avenida Lebon Régis. Em Balneário Camboriú, o seminário será na Câmara de Vereadores, das 9 às 16h. Em Paulo Lopes, o evento será no Cerpalo, das 13h30 às 16h30. Em Itajaí, na Câmara de Vereadores, das 15h30 às 21h30, e em Penha, das 18h30 às 22h, na Câmara de Vereadores.