Vereadores e servidores de câmaras municipais do estado conheceram, na tarde desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa, as ações que a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira quer desenvolver em parceria com as escolas dos parlamentos municipais no decorrer deste ano. Representantes de quase 20 municípios participaram do encontro, realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright.
Os participantes foram recebidos pelo diretor-geral da Alesc, Alexandre Fagundes, e pela coordenadora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler. Gestores dos núcleos de atuação da escola também estavam presentes.
O diretor-geral ressaltou a importância da instituição na qualificação dos agentes públicos e políticos municipais. “A escola tem também esse propósito, de fomentar e ampliar o conhecimento na área legislativa, fortalecendo a atuação dos vereadores e dos servidores”, comentou Fagundes.
Marlene Fengler afirmou que, além de intensificar as atividades desenvolvidas em conjunto com as câmaras, a escola quer ampliar o número de escolas do legislativo nos municípios, atualmente em 16, para fortalecer a atuação da escola da Alesc pelo estado. “Nosso objetivo é chegar a 50 até o fim deste ano”, disse.
Segundo a coordenadora, outra meta é regionalizar as ações da escola, como forma de otimizar os recursos públicos utilizados na realização dessas atividades.
“A Escola do Legislativo é esse braço que aproxima a Assembleia da sociedade”, lembrou. “Nós queremos ampliar essa parceria com as câmaras de vereadores. Por isso, queremos ouvir dos vereadores, dos servidores das câmaras, o que é importante para eles.”
Uma das propostas apresentadas aos vereadores é a realização de 12 seminários microrregionais voltados a agentes públicos e políticos, desenvolvidos pelo Núcleo de Formação Política da escola. Segundo o gestor do núcleo, Paulo Wilpert, serão abordados temas como processo e técnica legislativa, orçamento público, lei orgânica e regimento interno, redes sociais, legislação ambiental, saneamento básico, plano diretor, entre outros.
“Queremos levar essa e outras ações a outros municípios. A Escola do Legislativo tem um potencial que precisa ser melhor aproveitado. Por isso, pedimos que vocês sejam porta-vozes dessas informações e as levem para outras câmaras municipais”, disse Wilpert.