Mais três acadêmicos apresentam monografias na pós do Legislativo

25 de julho de 2013

Mais três acadêmicos do curso de Pós-Graduação em Poder Legislativo e Cidadania, realizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício da Silveira, apresentaram suas monografias na tarde desta quinta-feira (26). Direcionado aos servidores de casas legislativas, o curso possui carga horária de 360 horas de aulas presenciais, desenvolvidas no período máximo de 18 meses.

Os trabalhos apresentados abordaram o controle social através de agências de notícias e portais, as atribuições do Parlamento de Santa Catarina e a fiscalização e controle da administração pública. As acadêmicas Dorli Schwalbe, Maria Natel Scheffer Lorenz e Carolina Tomaselli comemoraram mais esta etapa para a conclusão da pós-graduação oferecida pela Assembleia Legislativa.

As percepções da população de São Bento do Sul acerca da atividade dos parlamentares na Assembeia foram investigadas por Dorli, que assessora o deputado Silvio Dreveck (PP). “O que pude concluir é que o trabalho desenvolvido no Parlamento é considerado distante das pessoas”. Apesar disso, nenhum dos entrevistados participou das audiências públicas do Orçamento Regionalizado. “É a falta de interesse e participação das pessoas”, concluiu.

O curso de pós-graduação teve a oferta de 20 vagas a acadêmicos de diversas regiões do estado. Carolina é diretora de Comunicação da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Ela investigou em seu trabalho final a aplicação da lei da transparência no Legislativo jaguarense. “O curso foi uma grata surpresa pela qualidade do conteúdo, dos professores e do debate promovido. Pretendo levantar o debate sobre o acesso à informação pública nos três poderes de Jaraguá”.

A servidora da Assembleia Legislativa, Maria Natel, apresentou em sua monografia o papel do Parlamento Catarinense na fiscalização e controle da administração pública. Em breve, mais acadêmicos devem apresentar suas monografias para a conclusão da Pós-Graduação em Poder Legislativo e Cidadania.