CONTATO

Dúvidas Frequentes

CURSOS/EVENTOS

Para comprovar a frequência, a Escola do Legislativo, na área destinada ao credenciamento, realiza a leitura dos crachás dos participantes na entrada e na saída dos eventos; e, no caso da inscrição presencial, mediante a devolução, obrigatoriamente, da ficha de inscrição devidamente preenchida ao final do evento.

O Certificado será emitido, após o término do evento, para todos os participantes que obtiverem 75% de frequência. Caso não atinja esse percentual, o participante terá direito a uma Declaração de Participante.

Sempre que houver disponibilidade de material relacionado ao curso oferecido, os participantes poderão, após os eventos, solicitá-lo por meio do e-mail: secretaria_escola@alesc.sc.gov.br.

Para visualizar seu histórico, entre no link: http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ambiente-participante/, faça o login em “Já sou cadastrado” – CPF e senha – e, uma vez direcionado ao seu “Ambiente do participante”, clique em “Eventos que participei” e você terá acesso à listagem dos cursos que participou.

Cada curso ou evento terá uma duração diferenciada, descritas no ato de inscrição.

O público-alvo dos cursos constitui-se dos deputados e servidores da Alesc, vereadores e servidores das câmaras municipais de Santa Catarina, professores e alunos de escolas públicas e privadas, universitários e outros cidadãos interessados.

Para informações sobre os cursos em que está inscrito, entre no link: http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ambiente-participante/, faça o login em “Já sou cadastrado” – CPF e senha – e, uma vez direcionado ao seu “Ambiente do participante”, clique em “Eventos que estou inscrito”.

Quanto ao material correspondente, é disponibilizado aos participantes somente após o evento.

No que diz respeito às apresentações realizadas pelos ministrantes, podem ser encontradas no site da Escola, acessando o link:  http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ambiente-participante/, caso os ministrantes já tenham autorizado à Escola a publicação; ou, ainda, podem ser solicitadas pelo e-mail: secretaria_escola@alesc.sc.gov.br.

Caso tenha interesse em um evento específico e não consiga localizá-lo, entre no link: http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ e, no lado direito da página, no espaço “Refine sua pesquisa”, em ”Status do evento”, você terá acesso a todos os eventos da Escola do Legislativo clicando em “com inscrições abertas” e “com inscrições encerradas”.

Os cursos e palestras podem ser realizados: na sede da Escola do Legislativo, localizada à Avenida Mauro Ramos, 300 – andar térreo – Unidade Administrativa Presidente Deputado Aldo Schneider; no Palácio Barriga-Verde, sito à Rua Doutor Jorge Luz Fonte, 310, nos ambientes do Auditório Deputada Antonieta de Barros ou do Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, quando se tratar de evento com maior público; ou, ainda, nos locais cedidos pelos parceiros da Escola do Legislativo (sedes das câmaras de vereadores, prefeituras e associações).

No momento, é possível obter informações sobre os eventos acessando o site da Escola, no link: http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ . Caso não sejam satisfatórias, informações sobre os eventos podem ser obtidas, também, por meio do e-mail: secretaria_escola@alesc.sc.gov.br ou pelo telefone: (48) 3221-2952.

A listagem de todos os cursos disponíveis e as informações respectivas podem ser encontradas no link: http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ . Caso deseje outras informações, podem ser obtidas por intermédio do e-mail: secretaria_escola@alesc.sc.gov.br ou pelo telefone: (48)3221-2952.

INSCRIÇÃO

A inscrição para os eventos é efetuada com o CPF do participante, informação essa utilizada pela Escola para todos os demais procedimentos, inclusive para a emissão do Certificado ou da Declaração do Participante. Assim sendo, não é possível repassar a vaga para outra pessoa.

Em todos os eventos da Escola, além dos inscritos, temos pessoas que ficam em “Lista de Espera”, motivo pelo qual sempre solicitamos que, caso não possa comparecer, por gentileza, proceda ao cancelamento da inscrição, com antecedência, acessando o link:  http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ambiente-participante/ , faça o login em “Já sou cadastrado” – CPF e senha – e, uma vez direcionado ao seu “Ambiente do participante”, clique em “Meus Eventos”; procure pelo evento que deseja cancelar na opção “Eventos que estou inscrito”, clique em “Cancelar inscrição” e aguarde pela mensagem “Inscrição cancelada com sucesso”.

Entre em contato por meio do e-mail: secretaria_escola@alesc.sc.gov.br, enviando seu nome completo e CPF, ou, ainda, pelo telefone (48) 3221-2952, que prestaremos o auxílio necessário para finalizar a sua inscrição.

Sim, pode, acessando o link:  http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ambiente-participante/ , faça o login em “Já sou cadastrado” – CPF e senha – e, uma vez direcionado ao seu “Ambiente do participante”, clique em “Meus Eventos”; procure pelo evento que deseja cancelar na opção “Eventos que estou inscrito”, clique em “Cancelar inscrição” e aguarde pela mensagem “Inscrição cancelada com sucesso”.

Assim, você estará dando a oportunidade para um interessado ou alguém da “Lista de Espera” participar do evento.

Sim, pode, desde que haja vaga. No caso da inscrição presencial, o interessado deve solicitar a sua inscrição, na área destinada ao credenciamento, antes do início do evento, oportunidade em que recebe uma “Ficha de Inscrição”, a qual deve, obrigatoriamente, ser devolvida devidamente preenchida ao final do evento.

Acesse o link: http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ambiente-participante/, faça o login em “Já sou cadastrado” – CPF e senha – e, uma vez direcionado ao seu “Ambiente do participante”, na opção “Meus eventos”, clique em “Eventos que estou inscrito” e você terá acesso à listagem de todos os eventos e cursos nos quais está inscrito.

Entre no link: http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/, escolha o curso que deseja participar, clique em cima, na sequência em “Faça o login” e você será direcionado para o “Ambiente do Participante”; escolha a opção “Já sou cadastrado” – CPF e senha; você terá acesso ao curso escolhido, daí é só clicar em “Inscrever-se” e aguardar a mensagem “Inscrição efetuada com sucesso”. Pronto, sua inscrição foi realizada.

Caso queira, posteriormente, confirmar sua inscrição, acesse o link: http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ambiente-participante/, escolha a opção “Já sou cadastrado” – CPF e senha – e você será direcionado para o seu “Ambiente do participante”; na opção “Meus eventos”, clique em “Eventos que estou inscrito” e terá acesso aos eventos nos quais você está inscrito.

O não comparecimento a um evento em que você está inscrito não o impedirá de participar futuramente de eventos da Escola.

No entanto, solicitamos que, na impossibilidade de comparecimento, o inscrito faça a gentileza de acessar o link:  http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ambiente-participante/, escolha a opção “Já sou cadastrado” – CPF e senha – e, uma vez direcionado ao seu “Ambiente do participante”, na opção “Meus eventos”, clique em “Eventos que estou inscrito”; em seguida, clique na opção “Cancelar inscrição” e aguarde a mensagem “Inscrição cancelada com sucesso”. Essa ação, realizada com antecedência, oportunizará a outra pessoa ocupar a vaga aberta.

Sim, você pode participar, simultaneamente, de quantos cursos desejar e puder acompanhar, zelando sempre pelo comparecimento ou, no caso de impossibilidade, cancelando previamente sua inscrição, para que possa dar lugar a um outro participante.

Porque, assim, você evita a produção desnecessária de material do curso, ao mesmo tempo que possibilita a um interessado ou alguém que esteja na “Lista de Espera” participar do evento em seu lugar.
Para tanto, por gentileza, acesse o link: http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ambiente-participante/ . Escolha a opção “Já sou cadastrado” – CPF e senha – e, uma vez direcionado ao seu “Ambiente do participante”, na opção “Meus eventos”, clique em “Eventos que estou inscrito”; em seguida, clique na opção “Cancelar inscrição” e aguarde a mensagem “Inscrição cancelada com sucesso”.

CADASTRO

Essa situação pode ocorrer quando a primeira inscrição em evento da Escola do Legislativo foi realizada mediante inscrição presencial e não pelo site http://escola.alesc.sc.gov.br . Ao finalizar o curso, a Secretaria Acadêmica da Escola procede ao cadastramento das “Fichas de Inscrição”, ou seja, das inscrições realizadas presencialmente, para fins de inserir as frequências e emitir o Certificado ou a Declaração de Participante. Assim sendo, o cadastramento já está efetuado pela própria Escola e somente cabe a você a ação de cadastrar a “Senha de acesso”. Para tanto, deve fazer contato com a Secretaria Acadêmica da Escola, por meio do e-mail: secretaria_escola@alesc.sc.gov.br ou pelo telefone: (48) 3221-2952.

Entre no link: http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ambiente-participante/ . Escolha a opção “Já sou cadastrado” – CPF e senha – e, uma vez direcionado ao seu “Ambiente do participante”, clique na opção “Meu Perfil”, faça a alteração desejada e clique em “Salvar alterações”.

Caso não consiga acesso aos seus dados, por gentileza, entre em contato com a Secretaria Acadêmica por meio do e-mail: secretaria_escola@alesc.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3221-2952.

Entre no link: http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ambiente-participante/  e, na opção “Já sou cadastrado”, clique em “Esqueceu sua senha? Clique aqui”. Com essa ação, você será enviado para a página “Recuperar senha”, complete com o seu CPF e clique em “Enviar”. Uma nova senha será enviada para o e-mail cadastrado em um prazo máximo de 48 horas. Caso não receba a nova senha no prazo mencionado, entre em contato com a Secretaria Acadêmica por intermédio do e-mail:  secretaria_escola@alesc.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3221.2952.

Entre no link: http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ambiente-participante/ . No lado direito da página, você encontrará a opção “Não sou cadastrado”; leia as informações sobre cadastramento e, ao final, caso concorde com os termos propostos, clique na caixa “Li e concordo” e, após, em “Continuar”; você será direcionado para outra página, onde preencherá o “Cadastro” com os seus dados pessoais, clicando, ao final, no botão “Cadastrar”. A senha que você gerar no “Cadastro” servirá para a inscrição em eventos da Escola do Legislativo de seu interesse e para a retirada de Certificados.

CERTIFICADO

Caso não tenha acesso à internet, você pode retirar o Certificado ou Declaração de Participante diretamente na Secretaria Acadêmica da Escola, situada à Avenida Mauro Ramos, 300, 1º andar – Unidade Administrativa Presidente Deputado Aldo Schneider; ou, ainda, mediante contato com aquela Secretaria, por meio do e-mail: secretaria_escola@alesc.sc.gov.br ou pelo telefone: (48) 3221-2952, para recebê-los via correio.

Se o curso realizado for anterior a julho de 2015, você pode obter a segunda via do Certificado ou Declaração de Participante das seguintes maneiras: acesse o link: http://escola.alesc.sc.gov.br/secretaria./ e deixe o pedido no espaço reservado aos comentários; acesse o link:  http://escola.alesc.sc.gov.br/contato/ e preencha o “Formulário de contato”, no final da página; ou, também, você pode fazer o pedido mediante contato com a Secretaria Acadêmica, por meio do e-mail: secretaria_escola@alesc.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3221.2952.

Se o curso for posterior a Julho de 2015, entre no link: http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ambiente-participante/ , faça o login na opção “Já sou cadastrado” – CPF e senha – e, uma vez direcionado ao seu “Ambiente do participante”,  clique em “Eventos que participei”, localize o evento e clique em “Emitir Certificado ou Declaração”, localize o ícone da impressora, agora é só imprimir e/ou salvar.

Os certificados de cursos posteriores a Julho de 2015 ficam disponíveis por tempo indeterminado após o término do evento.  Acesse o link:  http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ambiente-participante/, faça o login na opção “Já sou cadastrado” – CPF e senha – e, uma vez direcionado ao seu “Ambiente do participante”, clique em “Eventos que participei”, localize o evento e clique em “Emitir Certificado ou Declaração”, localize o ícone da impressora e é só mandar imprimir e/ou salvar.

O certificado é emitido, após o término do evento, para todos os participantes que obtiveram 75% de frequência. O prazo para emissão do documento é de, aproximadamente, três dias úteis após a conclusão do curso.

A pedido do participante, o certificado pode ser encaminhado via e-mail da Escola ou retirado diretamente na Secretaria Acadêmica da Escola, situada à Avenida Mauro Ramos, 300, 1º andar – Unidade Administrativa Presidente Deputado Aldo Schneider.

Você pode, também, entrar no link: http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ambiente-participante/, se o curso for posterior a Julho de 2015. Faça o login na opção “Já sou cadastrado” – CPF e senha – e, uma vez direcionado ao seu “Ambiente do participante”, clique em “Eventos que participei”, localize o evento e clique em “Emitir Certificado ou Declaração”, localize o ícone da impressora e é só imprimir e/ou salvar.

No entanto, se o curso for anterior a julho de 2015, você pode obter o certificado das seguintes maneiras: acesse o link: http://escola.alesc.sc.gov.br/secretaria./ e deixe o pedido no espaço reservado aos comentários; acesse o link:  http://escola.alesc.sc.gov.br/contato/ e preencha o “Formulário de contato”, no final da página.

Se, ainda assim, houver dificuldade em retirar o Certificado ou a Declaração de Participante, solicitamos entrar em contato com a Secretaria Acadêmica da Escola, por meio do e-mail: secretaria_escola@alesc.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3221-2952.

Sim, para todos os cursos, palestras e seminários oferecidos pela Escola do Legislativo são emitidos os Certificados e Declarações de Participante correspondentes. Se quiser ter acesso, imprimir ou salvar o documento, quando se tratar de evento posterior a Julho de 2015, clique no link:  http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos/ambiente-participante/ ,  faça o login na opção “Já sou cadastrado” – CPF e senha – e, uma vez direcionado ao seu “Ambiente do participante”, clique em “Eventos que participei”, localize o evento e clique em “Emitir Certificado ou Declaração”.

Contudo, quando se tratar de evento anterior a julho de 2015, você pode obter o documento das seguintes maneiras: acesse o link: http://escola.alesc.sc.gov.br/secretaria./ e deixe o pedido no espaço reservado aos comentários; acesse o link:  http://escola.alesc.sc.gov.br/contato/ e preencha o “Formulário de contato”, no final da página; ou, também, o pedido pode ser feito mediante contato com a Secretaria Acadêmica, por meio do e-mail: secretaria_escola@alesc.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3221.2952.

AINDA TEM DÚVIDAS?

Mande sua mensagem pra gente

Formulário de contato

Informações

Endereço

Av Mauro Ramos, 300, 1 andar

Contato

(48) 3221-2828

E-mail

escoladolegislativo@alesc.sc.gov.br

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: das 7 às 19h

Dúvidas

Acompanhe o nosso FAQ

Acompanhe

Ficou com dúvidas?

Acesso nosso FAQ ou Entre em contato

Dúvidas Frequentes