ESCOLA DO LEGISLATIVO

Deputado Lício Mauro da Silveira

A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira é responsável pelas ações pedagógicas da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Criada a partir da Resolução DP n° 072, de 19 de dezembro de 2000, encontra-se, dentro do organograma da Alesc, diretamente subordinada à Chefia de Gabinete da Presidência (Resolução nº 001, de 2006), sob a gestão, desde 2015, da Diretoria-Geral (Ato da Presidência 002).

Trata-se de um espaço de qualificação profissional, reflexão democrática e formação para cidadania, além de proporcionar processos de criação, sistematização e difusão de conhecimentos técnicos especializados na área legislativa.

Visão

Ser reconhecida pela sua atuação em rede na formação legislativa, política e cidadã.

 Missão

Contribuir para o fortalecimento do Poder Legislativo catarinense, propiciando formação política e educação para a democracia.

 Valores

  • Democracia e equidade
  • Respeito à diversidade e pluralidade
  • Transformação política e social
  • Valorização das pessoas 
  • Interdependência dos atores
  • Transparência da atuação.

Propósito

Construção e disseminação de conhecimento para despertar a cidadania e aproximar Parlamento e sociedade.

Organograma

Deputado Moacir Sopelsa

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Deputada Marlene Fengler

PRESIDENTE DA ESCOLA DO LEGISLATIVO DEPUTADO LICIO MAURO DA SILVEIRA

Rossani Thomas

COORDENADORA DA ESCOLA DO LEGISLATIVO DEPUTADO LICIO MAURO DA SILVEIRA

Inserção regional

[contêiner] [linha]

[coluna md=”3″]

[/coluna]

[coluna md=”9″]

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina destaca-se entre os estados da Região Sul pelo maior crescimento, 15,35%, passando de IDHM Médio (0,674), no ano de 2000, para Alto (0,774), em 2010 (IBGE, 2014). Detentor da maior expectativa de vida do Brasil, nosso estado possui, ainda, o maior Produto Interno Bruto Industrial per capita. Resultados esses importantes, que contam com a participação da pujante indústria catarinense.

Com uma área de 95.730,684 Km² e diante da estimativa do IBGE, para 2020, de 7.252.502 habitantes, o estado de Santa Catarina tornou-se uma região economicamente ativa, com índices de qualidade de vida entre os melhores do país e apontado como um local de novas oportunidades para as sociedades brasileira e estrangeira que escolhem este destino para viver, um dos mais prósperos tanto para o lazer como para o trabalho.

Nesse sentido, a estruturação e a manutenção da qualidade de vida no nosso estado perpassam por uma base de serviços de excelência oferecidos pelos setores públicos. Com isso, busca assegurar à população o fortalecimento da democracia e a consolidação de valores como a participação, a igualdade dos direitos, deveres e oportunidades, a solidariedade e a justiça, vislumbrando uma postura social marcada pela cultura e pela paz.

A preparação e formação de agentes públicos e políticos é fator motriz de desenvolvimento social e econômico e requer a existência de instituições de ensino aptas a ofertarem cursos que proporcionem aos seus participantes a capacidade técnica, as habilidades e as competências que assegurem suporte ao estabelecimento dos direitos e garantias individuais dos cidadãos expressos nas Constituições Federal e Estadual.

É nesse contexto que a Escola do Legislativo atua, permeada pelo compromisso de desenvolver a cidadania e estimular a visão crítica reflexiva da realidade, evidenciando sempre a formação voltada para o conjunto da sociedade. Esta entendida como um processo histórico de produção e construção humana, que vai sendo engendrada e transformada a cada momento.

[/coluna]

[coluna md=”5″]

[/coluna]

[/linha] [/contêiner]

Professor, palestrante, conteudista, ministrante?

Faça seu cadastro

Ficou com dúvidas?

Acesso nosso FAQ ou Entre em contato

Dúvidas Frequentes