ESCOLA DO LEGISLATIVO

Deputado Lício Mauro da Silveira

A Escola do Legislativo é um órgão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, criada a partir da Resolução 72/2000. Dentro do organograma da Assembleia Legislativa, a Escola do Legislativo está diretamente subordinada à Diretoria Geral e é responsável pelas ações pedagógicas implementadas pelo parlamento catarinense. Constitui-se portanto, num espaço de qualificação profissional, reflexão democrática, formação para cidadania, além de propiciar processos de criação, sistematização e difusão de conhecimentos técnicos especializados na área legislativa.

Organograma

Sílvio Dreveck

PRESIDENTE DA ALESC

Gelson Merisio

PRESIDENTE DA ESCOLA ALESC

James Alberto Giacomazzi

COORDENADOR DA ESCOLA ALESC

Inserção regional

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Estado Santa Catarina foi o que teve o maior crescimento, 15,35%, dentre os estados do sul, passando de IDHM Médio(0,674), no ano de 2000, para Alto (0,774) em 2010 (IBGE, 2014). Com a maior expectativa de vida do Brasil, tem também o maior Produto Interno Bruto Industrial per capita. São resultados importantes que contam com a participação da indústria. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Santa catarina – FIESC, o estado comemorou a marca de 736 mil trabalhadores com carteira assinada em 2010. (FIESC, 2012).

Os dados do Censo 2010 apontam que o estado tem 6.248.436 de habitantes, numa área de 95.703,5 Km², com a densidade demográfica de 65 hab/Km², tornando Santa Catarina uma região economicamente ativa com índices de qualidade de vida entre os mais altos do país e um local de novas oportunidades para a sociedade brasileira e estrangeira que escolhem esse destino como um dos mais prósperos, tanto para o lazer como para o trabalho.

Além disso, Santa Catarina possui, em termos turísticos, uma grande diversidade cultural e belas paisagens tanto no litoral, como no planalto e oeste catarinense.

Nesse sentido, estruturar e manter a qualidade de vida no estado, passa por uma base de serviços de excelência oferecidos pelo setor público, para que este possa assegurar à população o fortalecimento da democracia e consolidar valores como a participação, a igualdade dos direitos, deveres e oportunidades, a solidariedade e a justiça, vislumbrando uma postura social marcada pela cultura e pela paz.

A preparação e formação de agentes públicos e políticos é fator motriz de desenvolvimento social e econômico e requer a existência de instituições de ensino aptas a ofertarem cursos que possam promover aos seus participantes a capacidade técnica, as habilidades e as competências e dar suporte ao estabelecimento dos direitos e garantias individuais dos cidadãos expressos na Constituição Federal e Estadual.

É neste contexto, que a Escola do Legislativo atua permeada pelo compromisso de desenvolver a cidadania e estimular a visão crítica-reflexiva da realidade, evidenciando sempre a formação voltada para o conjunto da sociedade. Esta, entendida enquanto processo histórico de produção e construção humana que vai sendo engendrada e transformada a cada momento.

Professor, palestrante, conteudista, ministrante?

Faça seu cadastro

Ficou com dúvidas?