
Até o dia 16 de abril, universitários de todo o estado podem se inscrever para participar da 9ª edição do Programa Estágio Visita, que este ano está agendada para acontecer de 12 a 15 de maio no Parlamento, na Capital.
Aproximar o Parlamento da comunidade acadêmica de ensino superior de Santa Catarina é o principal desafio dessa iniciativa que reúne universitários, graduandos de instituições públicas e privadas de diferentes regiões do estado, em Florianópolis, para uma verdadeira imersão com foco na compreensão do trabalho do legislativo e do papel da democracia.
Em outras palavras, a iniciativa possibilita aos estudantes acompanharem a rotina de debates nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa e as sessões plenárias, além de atividades de formação sobre o processo legislativo e a construção de proposições, visitas aos gabinetes parlamentares e mesa redonda com deputadas e deputados. Ao final do evento, os jovens participam de uma oficina com o objetivo de formularem alguns projetos que posteriormente poderão ser apresentados pelos parlamentares. Nas edições anteriores, os participantes deixaram como sugestão cinco projetos de leis, que ainda estão tramitando na Alesc.
O programa Estágio Visita faz parte das ações direcionadas a estudantes promovidas pelo Núcleo de Educação para a Democracia (NED) da Escola do Legislativo da Alesc, assim como o projeto Vereadores Mirins, para alunos do Ensino Fundamental, e Parlamento Jovem, para quem é do Ensino Médio. Em 2024, cerca de 2 mil estudantes catarinenses de todos os níveis participaram, direta ou indiretamente, das três iniciativas que levam a escolas de todo o estado formação sobre educação legislativa, cidadania e democracia.
Vale destacar que todos os custos com alimentação e hospedagem durante os quatro dias de Estágio Visita serão bancados pelo Parlamento. Cada um dos 40 deputados podem indicar até dois estudantes para as 80 vagas oferecidas pelo programa.