Estágio Visita terá edição com número máximo de universitários participantes

8 de maio de 2025

A Escola do Legislativo inicia na próxima segunda-feira (12) a 9ª edição do programa Estágio Visita no Parlamento Catarinense. O evento abre oportunidades para universitários participarem do cotidiano da Alesc em uma semana de atividades regulares, em contato com deputadas e deputados, acompanhando reuniões plenárias e das principais comissões técnicas.

O chamado letramento político ainda inclui palestras e noções sobre o processo legislativo, com uma oficina em que os universitários formatam propostas de interesse de suas áreas de atuação, que podem se tornar projetos para tramitar na casa legislativa.

As inscrições para o Estágio Visita são feitas a partir de indicações dos gabinetes parlamentares. Esta é a primeira edição que o programa conta com o número máximo de 80 participantes.

A Alesc subsidia os custos dos universitários que vêm do interior durante a estada na Capital. Os inscritos são de diversas áreas do meio acadêmico, mas a maioria são estudantes de Direito. O interesse no programa está na possibilidade de interação e conhecimento do Direito Legislativo.

Segurança no meio do Ensino

A aula inaugural do Estágio Visita, na segunda-feira, a partir de 18h, no Plenarinho Paulo Stuart Wrigth, terá como tema a “Paz nas Instituições de Ensino” e como ministrante a gerente de Desenvolvimento e Extensão da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, Regina Panceri.

Ela foi ativa participante do Integra, movimento criado na Assembleia Legislativa após o ataque a alunos de uma creche em Blumenau, em 2023. A proposta é reavivar a questão da segurança em ambientes públicos em todos os níveis do ensino.

“A ideia é manter o tema presente e ampliar sua atenção em meios acadêmicos universitários”, justifica o presidente da Escola do Legislativo, deputado Mauro De Nadal (MDB). A cerimônia também deve contar com a participação do presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (ABEL), Roberto Eduardo Lamari.

Segundo o diretor Alexandre Lencina Fagundes, o Estágio Visita é considerado um dos principais projetos da Escola do Legislativo. “Tratamos como forma de abrir o Parlamento para os jovens, neste caso, universitários, que passam a entender melhor como é a representação política dos catarinenses em nossa Assembleia Legislativa”.

Outros programas organizados pelo Núcleo de Educação para a Democracia são o Parlamento Jovem, para alunos do ensino médio, e o Vereador Mirim, direcionado a estudantes da educação básica. “O Estágio Visita ainda está em consolidação, em sua 9º edição, e registramos um recorde de participantes nesta edição”, diz a gestora do programa, Léa Cardoso.

Programação intensa

Na terça-feira (13), a partir das 9h os estagiários farão uma visita guiada pela sede da Alesc, e em seguida irão assistir a reunião ordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No período da tarde, às 14h, terão esclarecimentos sobre o funcionamento das comissões técnicas, em aula organizada com as participações de servidoras da Coordenadora das Comissões, Jessica Camargo Geraldo, Livia Vicentin Espindola e Luciana Garcia Wink. Em seguida, eles assistem a sessão plenária e as votações em pauta na ordem do dia.

Na quarta-feira (14), as atividades iniciam com uma mesa-redonda em conversa com deputadas e deputados estaduais, e em seguida os universitários assistem a reunião da Comissão de Finanças e Tributação. No período da tarde, o grupo fará uma visita guiada ao Tribunal de Justiça, às 14h, retorna à Alesc para visitas a gabinetes parlamentares, e ainda participa de uma audiência com o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD).

Na quinta-feira, a parte matinal será de aula com a servidora Ilda Maria Gomes dos Santos, da Consultoria Parlamentar, sobre o processo legislativo na Alesc. Essa atividade irá subsidiar a oficina do período vespertino, quando os universitários encerram o estágio com a elaboração de propostas que pretendem deixar como contribuição para o Parlamento Estadual.