A atuação da Escolado Legislativo foi motivo de intervenção do diretor Alexandre Lencina Fagundes, nesta quinta-feira (26), durante a edição do Summit Cidades 2025, evento que conecta setor público, privado, academia e sociedade civil para discutir soluções e tendências que impactam diretamente o futuro das cidades.
A Escola apresentou sua atuação como incentivadora de participação da comunidade na vida política, com seus projetos de letramento para estudantes, desde o ensino fundamental até o universitário, como o Vereador Mirim, Parlamento Jovem e o Estágio Visita, bem como a organização de eventos de formação de servidores e agentes públicos, como o Legislativo em Ação e o Parlamento Aberto.
O diretor Alexandre participou de painel no palco Fepese sobre o fortalecimento do mandato de vereadores. A parceria da Escola da Alesc com câmaras municipais é tradição, tanto em eventos conjuntos, como para a estruturação de projetos, tais como as escolas de legislativos municipais ou câmaras de vereadores mirins. O painel também contou com
a participação da secretária-geral da Alesc Marlene Fengler, gestora da Secretaria de Apoio às Câmaras Municipais (SEAC/Alesc).
Com uma rica programação, o Summit Cidades 2025 traz palestras com grandes nomes do cenário nacional e internacional, além de workshops, painéis e a principal feira de negócios do setor. A diversidade de experiências proporciona um ambiente ideal para networking, troca de conhecimento e construção de parcerias.
A realização segue a cargo da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), o Consórcio Inter federativo Santa Catarina(Cincatarina), além do apoio de diversas instituições que acreditam na transformação das cidades por meio do conhecimento.