Estagiários da Assembleia Legislativa participam do Programa Educando Cidadãos

2 de julho de 2025

Capacitação com promotor do MPSC discute papel individual no combate à corrupção

Estagiários da Assembleia Legislativa de Santa Catarina participaram nesta terça-feira (01) de capacitação promovida pela Escola do Legislativo, como parte de um programa criado pelo Ministério Público (MPSC) denominado Educando Cidadãos.

Eles se dividiram em dois turnos no Auditório Antonieta de Barros para acompanhar o promotor Affonso Ghizzo Neto na palestra com o tema “Educando cidadãos: o papel de cada um no combate à corrupção”.  

Assembleia como parceira no combate à corrupção

A Assembleia é uma das entidades parceiras do programa criado pelo MPSC para despertar a consciência da sociedade sobre a importância dos valores éticos e do combate à corrupção.

A proposta é capacitar os participantes a identificar e combater práticas corruptas no cotidiano, tanto em ambientes pessoais quanto profissionais, promovendo a integridade e a responsabilidade social em suas ações.

“Todos os nossos parceiros são importantes nesse projeto que tem como principal meta combater a cultura do ‘jeitinho’, preparando cidadãos desde a infância para entender a importância da ética e da proteção dos bens públicos”, afirmou Ghizzo Neto durante palestra aos estagiários. 

Depoimento de estagiário do Programa Antonieta de Barros

Entre os participantes da palestra estava Deyvid Domingos Florentino, de 17 anos, que participa de estágio do Programa Antonieta de Barros (PAB). Aluno do ensino médio e morador da região continental de Florianópolis, ele atua na área de som do Plenário há seis meses, quando foi aprovado para o estágio no Legislativo catarinense.

“Ser estagiário aqui na Assembleia Legislativa é experiência incrível pra mim, a oportunidade de qualificação que a gente tem logo nessa primeira oportunidade de trabalho. Fazemos diversos cursos em determinadas áreas, como tecnologia e esse encontro da Escola do Legislativo”, afirma.

“Além de ter uma convivência com pessoas que eu não teria nessa idade, é uma grande oportunidade. Pretendo estudar, fazer um concurso e continuar aqui na Assembleia Legislativa no futuro.”

Sobre o Programa Educando Cidadãos

O Programa Educando Cidadãos é fruto da experiência do Ministério Público na realização de campanhas e iniciativas de cunho educacional e de promoção da cidadania.

A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, criada em 2004 com o objetivo de impactar crianças e adolescentes, serviu de base para a iniciativa.

A ação recebeu o Prêmio UNODC 2008, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes – Brasil e Cone Sul, na categoria “Mobilização Social”, por agregar como parceiros órgãos e empresas de todo o Brasil em torno da causa.