2019 - SÃO MIGUEL DO OESTE - II SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO ÀS DEFICIÊNCIAS DA REGIÃO DO VALE DO URUGUAI - AUTISMO: CONHECER PARA INCLUIR

14/06/2019 a 14/06/2019 UNOESC Campus São Miguel do Oeste Rua Oiapoc, 211, Agostini, São Miguel do Oeste - Santa Catarina Hora aula: 8.5 horas Ministrante(s): JOSÉ RAIMUNDO FACION

Público-alvo

Pais, profissionais da área da educação, saúde e assistência social, autoridades e lideranças da esfera municipal e estadual, demais interessados.

Objetivo Geral

Fomentar  informações sobre o diagnóstico, patologias correlatas  e políticas públicas de inclusão escolar de educandos com  Transtorno do Espectro Autista.

Objetivos Específicos

1. Capacitar profissionais das APAEs da região sobre a temática que envolve o tratamento pedagógico do Autismo e os aspectos neurofisiológicos e comportamentos que envolvem a Síndrome de Down.
  2. Capacitar acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Educação Física, Fisioterapia e áreas afins sobre a temática que envolve o tratamento pedagógico do Autismo e os aspectos neurofisiológicos e comportamentos que envolvem a Síndrome de Down.
  3. Instrumentalizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico e intervenção precoce em crianças com Autismo e com Síndrome de Down.
  4. Fortalecer a importância da Prevenção às Deficiências no âmbito do desenvolvimento humano.

Ementa

Autismo; TEA; Patologias Correlatas; Comunicação; Diagnóstico; Deficiências;  Tratamentos; Genética; Progresso; Novas Abordagens; Prognósticos; Sintomas; Lei 13.036/2013; Políticas Públicas.

• 14/06/2019 - 07h 30min - Recepção e Credenciamento

• 14/06/2019 - 08h - Abertura Oficial

• 14/06/2019 - 08h 30min - Palestra: Aspectos Clínicos do Transtorno do Espectro Autista,Introdução, Definição, Classificação e Diagnóstico Diferencial sobre o TEA. TEA e seus Problemas de Comportamento: Estereotipias; Rituais; Autolesão; Agressividade; Hiperatividade; Insônia e Alimentação.

Ministrantes
    1. JOSÉ RAIMUNDO FACION
  • 14/06/2019 - 12h 30min - Almoço

• 14/06/2019 - 14h - Palestra: Definição e Objetivos de um processo de Inclusão; Condutas Pedagógico/Terapêuticas no Processo de Inclusão. Apresentação de Projetos bem sucedidos de Inclusão Escolar de Alunos com TEA.

Ministrantes
    1. JOSÉ RAIMUNDO FACION