2019 - PORTO UNIÃO - SEMINÁRIO "POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO E NOVOS PARADIGMAS "

04/09/2019 a 04/09/2019 Cine Teatro Ópera Rua Quinze de Novembro, s/n, Centro, Porto União - Santa Catarina Hora aula: 7 horas Ministrante(s): CARMÉM LÍGIA GRUNER LESSING, MARCOS PETRY, EDITE SEHNEM

Público-alvo

População em geral interessada no tema, professores da rede estadual e municipal de ensino, profissionais técnicos das Instituições especializadas de educação especial, autoridades e lideranças das áreas de educação, saúde e assistência social, bem como familiares e amigos dos Autistas.

Objetivo

Conscientizar a população sobre as políticas públicas relacionadas a inclusão da  pessoa com autismo, compreender as características de aprendizagem de pessoa com deficiência e identificar métodos e práticas de ensino que possibilitem o acesso, a permanência e inclusão social do mesmo no contexto escolar.

Ementa

Inclusão Educacional; Autismo; Respeito às diferenças; Diversidade Humana; Escola inclusiva; Valorização; Reconhecimento; Programas de Formação; Potencialidades; Mudança de mentalidade; Políticas públicas.

• 04/09/2019 - 07h 30min - Recepção e Credenciamento

• 04/09/2019 - 08h - Abertura Oficial

• 04/09/2019 - 09h - Palestra - Autismo e inclusão: desafios cotidianos. Temáticas: Autismo; breve panorama histórico da condição, suas características e ocorrência, tanto em meninos, quanto em meninas. Vivência como meio para o autoconhecimento: breve estudo de caso, narrativa de vida. O papel da aceitação para superar limites e buscar inovação. Processo de exploração do ambiente; considerações sobre a lida com informações e sensações.

1. MARCOS PETRY
  • 04/09/2019 - 11h - Palestra: Oportunidade e superação: explicação do conceito de oportunidade e de superação. Proposta de vivência da superação. Reflexão sobre o vocábulo e suas implicações. Estudo de caso :“O mundo na visão de um autista” Vídeo demonstrando a percepção dos estímulos por parte de um indivíduo autista. Comentários sobre auto controle, dificuldades e possibilidades. Breve comentário sobre a autorregulação: explicação do conceito e contextualização com o dia a dia.

1. MARCOS PETRY
  • 04/09/2019 - 12h - Almoço

• 04/09/2019 - 13h - Palestra: Diretrizes do Programa Pedagógico instituído pela Política de Educação Especial de Santa Catarina. O papel do professor do AEE na área do Transtorno do Espectro Autista - TEA. O papel do professor e do segundo professor de turma, quanto as adequações curriculares na prática pedagógica.

1. EDITE SEHNEM
  • 04/09/2019 - 15h - Coffee break

• 04/09/2019 - 15h 30min - Palestra: Atuação do segundo professor de turma e professor do AEE/TEA. Conceituar os Serviços de Atendimento em Classe e Atendimento Educacional Especializado – AEE .

1. EDITE SEHNEM
  • 04/09/2019 - 16h 30min - Palestra: Avaliação e intervenção educacional com base em ABA para crianças com desenvolvimento atípico, transtorno do Espectro Autista, deficiências ou dificuldades de aprendizagem.

1. CARMÉM LÍGIA GRUNER LESSING
  • 04/09/2019 - 17h 30min - Encerramento