2019 - XAXIM - SEMINÁRIO: ''A AUTONOMIA FINANCEIRA DAS MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE E O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA''.

22/11/2019 a 22/11/2019 Salão Comunitário da Matriz R. da Matriz - Centro, Xaxim - SC, s/n, Centro, Xaxim - Santa Catarina Hora aula: 2 horas Ministrante(s): VANICE BARIZON HAMMERICK, JUSTINA INÊS CIMA, LETÍCIA SCHEIBEL, ARLENE ANELIA RENK, TEREZA DOS SANTOS, LOURDES BODANEZE

Público-alvo

População em geral interessada nas temáticas em discussão, mulheres do campo e da cidade, representantes dos poderes públicos, agentes públicos e políticos, movimentos sociais, escolas e entidades privadas

Objetivo Geral

Dar continuidade ao debate sobre as violências praticadas contra as mulheres do campo e da cidade e mostrar a importância da autonomia econômica para enfrentar situações de violências. Discutir políticas públicas e melhoria da legislação estadual no que tange a temática.

Objetivos Específicos:

- realizar seminários em diferentes regiões do estado visando maior participação de mais mulheres;

-debater as causas e possíveis formas de enfrentamento às violências contra as mulheres do campo e da cidade;

-motivar e fortalecer a relação entre produtora e consumidora de alimentos diversificados e saudáveis como caminhos para construir autonomia financeira;

-fortalecer a relação movimentos populares, sociais, pastorais, sindicatos, associações, cooperativa de mulheres, instituições públicas e privadas, entre outras organizações no combate à violência contra as mulheres no campo e na cidade.

Ementa

Cultura Patriarcal; Submissão Financeira das Mulheres na Família e no Mercado de Trabalho; Partilha de Experiências Regionais conduzidas por Mulheres que geram autonomia financeira.

• 22/11/2019 - 13h - Credenciamento

• 22/11/2019 - 13h 30min - Apresentação Cultural

• 22/11/2019 - 13h 40min - Mesa de Abertura - Deputada Luciane Carminatti, proponente do seminário; Deputada Marlene Fengler, presidente da Escola do Legislativo; Deputada Ada de Luca, presidente da Bancada Feminina.

• 22/11/2019 - 14h 10min - Palestra: Cultura patriarcal, relações de gênero, violência e autonomia econômica das mulheres

Ministrantes
    1. ARLENE ANELIA RENK
  • 22/11/2019 - 15h - Mesa-Redonda: Partilha de experiências regionais conduzidas por mulheres que geram autonomia financeira. Expositoras: Lurdes Bodanese, Tereza dos Santos, Letícia Scheibel, Vanice Barizon Hammerick. Mediadora: Justina Inês Cima.

Ministrantes
    1. VANICE BARIZON HAMMERICK