2022 - ON-LINE - VIII FÓRUM CATARINENSE DE DOENÇAS RARAS

08/03/2022 a 08/03/2022 Ambiente Virtual da Escola do Legislativo Av. Mauro Ramos, 300, centro, Florianópolis - Santa Catarina Hora aula: 6 horas Ministrante(s): JANICE APARECIDA STEIDEL KRASNIAK, PRICILA BERNARDI, LARISSA MAYUMI KARAZAWA TAKASHIMA OURIQUES, JEANINE APARECIDA MAGNO, ROGER PIRATH RODRIGUES , JANE DA SILVA, CARLOS ALBERTO RUCHAUD, EDUARDO PIACENTINI FILHO, ANTOINE DAHER, MARGARETH FERREIRA CARREIRÃO, ALEXANDRE KARAZAWA TAKASCHIMA, KLIGIEL VATUTIM DA ROSA, LOUISE LAPAGESSE DE CAMARGO PINTO , GEYZA REGINA DOMINGOS MELLO, ADETERSON DAVID DOS PASSOS CRISPIM, JAQUELINE REGINATTO, TATIELE NALIN, MICHELLE CHIARELLO, JUCILENI DA PAIXÃO MORAES HOMEM

Público-alvo

População em geral interessada na temática; Profissionais que atuam no segmento de Pessoas com Doenças Raras e Deficiência; Familiares e Autoridades envolvidas com os Direitos da Pessoa com Deficiência nas esferas Municipal e Estadual

Objetivo Geral

Levar informações atualizadas e temas relevantes sobre doenças raras, atendendo todos os públicos interessados.

Objetivos Específicos

• Realizar um Fórum de Caráter Híbrido com intuito de desenvolver ações informativas, focadas em atender demandas de familiares de pacientes, acadêmicos, cuidadores, agentes de saúde, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais e parlamentares envolvidos com as diretrizes relacionadas à saúde, incapacidade e inclusão.
  • Orientar o público-alvo sobre a importância do diagnóstico precoce e possíveis tratamentos.

Ementa

As Ações Efetivas para a Pessoa com Deficiência e Doenças Raras; A Inclusão dos Casos Raros nas Escolas de Santa Catarina; A importância do engajamento em DR com os parlamentares; Plano de ação da Secretaria de Estadual de Saúde para estruturação do Serviço de Doenças Raras; A importância do Transporte no Atendimento; A importância dos Cuidados e da Dinâmica Familiar; Discussão sobre Caso Clínico e a Jornada do Paciente com HPTEC; Os caminhos para o Paciente com HPTEC; Políticas Públicas para Melhoria do Acesso ao Tratamento Adequado em Doenças Raras Respiratórias; Hiperanomenia por Acidúrias; Epidermólise Bolhosa: Características, Cuidados Gerais e Diagnóstico diferencial; O que é Neurofibromatose do tipo I; Mitos e Verdades sobre Doenças Raras;O Manejo dos Pacientes com DR; Doenças Neuromusculares;Novas Tecnologias no Tratamento para Fibrose Cística;Distúrbios de Oxidação dos Ácidos Graxos de Cadeia Longa.

Transmitido pelo YouTube da Escola do Legislativo.

• 08/03/2022 - 08h - Credenciamento

• 08/03/2022 - 08h 30min - Mesa de Abertura com a participação dos Deputados Estaduais Ricardo Alba e Dr. Vicente Caropreso.

1. JANICE APARECIDA STEIDEL KRASNIAK
    2. JAQUELINE REGINATTO
    3. MARGARETH FERREIRA CARREIRÃO
    4. GEYZA REGINA DOMINGOS MELLO
  • 08/03/2022 - 08h 30min - Comprovação de presença

• 08/03/2022 - 09h 30min - Mesa-Redonda: "A voz do paciente" representada pelas Associações de Pacientes em Santa Catarina. Mediador: Adeterson David dos Passos Crispim.

1. LARISSA MAYUMI KARAZAWA TAKASHIMA OURIQUES
    2. MICHELLE CHIARELLO
    3. JUCILENI DA PAIXÃO MORAES HOMEM
    4. ALEXANDRE KARAZAWA TAKASCHIMA
    5. ADETERSON DAVID DOS PASSOS CRISPIM
  • 08/03/2022 - 10h 30min - Mesa-Redonda: "Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crônica", com a participação do Deputado Federal Celso Maldaner, da Frente Parlamentar sobre Doenças Respiratórias. Mediador: Adeterson David dos Passos Crispim.

1. ANTOINE DAHER
    2. ADETERSON DAVID DOS PASSOS CRISPIM
    3. ROGER PIRATH RODRIGUES
  • 08/03/2022 - 12h - Intervalo

• 08/03/2022 - 13h 30min - Comprovação de presença

• 08/03/2022 - 13h 30min - Mesa-Redonda: "Discussões e casos sobre Doenças Raras, genéticas, neuromusculares e respiratórias". Mediador: Adeterson David dos Passos Crispim.

1. JANE DA SILVA
    2. ADETERSON DAVID DOS PASSOS CRISPIM
    3. JEANINE APARECIDA MAGNO
    4. LOUISE LAPAGESSE DE CAMARGO PINTO
  • 08/03/2022 - 14h 30min - Mesa-Redonda: "Doenças Raras". Mediador: Adeterson David dos Passos Crispim.

1. EDUARDO PIACENTINI FILHO
    2. CARLOS ALBERTO RUCHAUD