2024 - TIJUCAS - 2º SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A ESCOLA COMO ESPAÇO INCLUSIVO E DE ACOLHIMENTO ÀS DIFERENÇAS

16/05/2024 a 16/05/2024 Anfiteatro Leda Regina de Souza - Tijucas/SC Rua Elói Silva, 136, centro, Tijucas - Santa Catarina Hora aula: 7 horas Ministrante(s): ROSELAINE PONTES DE ALMEIDA, RENATA GOMES CAMARGO, ADETERSON DAVID DOS PASSOS CRISPIM, SABRINA MARILDA DA CRUZ RODRIGUES, GUILHERME DE ALMEIDA PRAZERES

Público-alvo

Profissionais da rede educacional estadual, municipal e particulares; profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA); pais e pessoas com deficiência e público em geral interessado pela temática

Objetivo

Objetivo Geral

Promover a reflexão sobre os processos da Educação Inclusiva, junto aos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Tijucas/SC, bem como ampliar conhecimentos e estratégias dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência. 

 

Objetivos Específicos

  • Oferecer formação para profissionais da Educação apresentando abordagens que possam contribuir para a implementação de estratégias para uma atuação eficaz.
  • Apresentar conceituação sobre neurodesenvolvimento;
  • Discutir a importância do papel do professor no processo de desenvolvimento do estudante;
  • Conhecer as habilidades fundamentais para a aprendizagem;
  • Valorizar práticas que estimulem diferentes habilidades.
  • Apresentar estratégias que podem ser utilizadas no contexto escolar;
  • Mostrar as ferramentas para melhor inclusão escolar dos estudantes atípicos;
  • Proporcionar debate referente ao processo de inclusão escolar;
  • Estimular a inclusão e suas interfaces: escola, clínica e família;
  • Demonstrar a importância de boas práticas pedagógicas nos Transtornos de Neurodesenvolvimento.

Ementa

Quebrando paradigmas para incluir socialmente; Altas Habilidades/Superdotação: desafios e possibilidades; Desafios e Possibilidades para Inclusão: Um Panorama Atual; É possivel promover uma alfabetização inclusiva? Estratégias para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Desafiador Opositor (TOD); Inclusão no TEA: A Perspectiva de um Autista.

 

 

 

Programação

  • 16/05/2024 - 07h - Credenciamento com café de boas-vindas

  • 16/05/2024 - 08h 30min - MESA DE AUTORIDADES

  • 16/05/2024 - 09h - Palestra - Quebrando paradigmas para incluir socialmente.

    Ministrantes
    1. ADETERSON DAVID DOS PASSOS CRISPIM
  • 16/05/2024 - 10h - Palestra - Altas Habilidades/Superdotação: desafios e possibilidades.

    Ministrantes
    1. RENATA GOMES CAMARGO
  • 16/05/2024 - 12h - Almoço

  • 16/05/2024 - 12h 30min - Recredenciamento

  • 16/05/2024 - 13h 30min - Palestra - Desafios e Possibilidades para Inclusão: Um Panorama Atual

    Ministrantes
    1. ROSELAINE PONTES DE ALMEIDA
  • 16/05/2024 - 14h 30min - Palestra - É possível promover uma alfabetização inclusiva? Estratégias para TEA, TDAH e TOD.

    Ministrantes
    1. ROSELAINE PONTES DE ALMEIDA
  • 16/05/2024 - 15h 30min - Palestra - Inclusão no TEA: A Perspectiva de um Autista

    Ministrantes
    1. GUILHERME DE ALMEIDA PRAZERES
  • 16/05/2024 - 17h 30min - Encerramento

Ficou com dúvidas?

Acesso nosso FAQ ou Entre em contato

Dúvidas Frequentes