2024 - FLORIANÓPOLIS - II FÓRUM CATARINENSE DE PROTETORES E ATIVISTAS DA CAUSA ANIMAL

30/10/2024 a 30/10/2024 Auditório Deputada Antonieta de Barros Assembleia Legislativa - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis - Santa Catarina Hora aula: 8 horas Ministrante(s): ANALY XAVIER, FABRÍCIA DA ROSA COSTA , EDMUNDO CARLOS GRISARD, CARLA MARIA SÁSSI DE MIRANDA, PAULA CALS BRÜGGER NEVES, KÁTIA CHUBACI, MARDJOLI ADORIAN VALCAREGGI, CLARICE ZANETTI

Ativistas e protetores de animais; e público em geral interessado na temática

Objetivo Geral

Promover a conscientização, o diálogo e a ação, em prol da defesa dos direitos dos animais, em todas as esferas da
sociedade.

Objetivos Específicos

1. Promover a conscientização dos direitos dos animais desde a infância, por meio de programas educacionais e estratégias pedagógicas, visando sensibilizar as novas gerações sobre a importância do respeito e cuidado com os animais, integrando esses valores no currículo escolar.

2. Desenvolver e aprimorar protocolos de salvamento de animais em desastres, buscando compartilhar experiências e conhecimentos para melhorar a eficácia das operações de resgate em situações de emergência, garantindo o rápido e seguro socorro aos animais afetados por desastres naturais ou provocados pelo homem.

3. Aprofundar a compreensão da senciência animal, promovendo debates e palestras que abordem a complexidade da senciência animal, estimulando a reflexão sobre as capacidades cognitivas e emocionais dos animais e sua relevância na definição de políticas públicas e práticas éticas.

4. Fortalecer estratégias de combate aos maus-tratos, por meio da troca de experiências e melhores práticas, buscando desenvolver e aprimorar estratégias eficazes para identificar, denunciar e prevenir casos de maus-tratos contra animais, visando garantir sua proteção e bem-estar.

5. Incentivar ações de prevenção e cuidado aos animais domésticos e silvestres com foco na promoção da saúde, esterilização, adoção responsável e manejo adequado das populações de animais domésticos e silvestres, buscando mobilizar recursos e esforços para garantir o bem-estar desses animais em todo o Estado de Santa Catarina.

Ementa

Somos uma só tribo: a importância da "senciência" animal; Aplicabilidade da Lei de Conscientização dos Direitos dos Animais nas Escolas; Atividades Desenvolvidas pela Delegacia de Proteção Animal (DPA); Atividades Desenvolvidas pela Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea-SC); A Pesquisa em Leishmaniose Visceral Canina na Ufsc; Hospital Público - SP; Castrações ao Redor do Mundo;  Resgate de Animais em Desastres.

• 30/10/2024 - 07h 30min - Credenciamento

• 30/10/2024 - 08h 30min - Abertura

• 30/10/2024 - 09h - Palestra - Somos uma só tribo: a importância da "senciência" animal.

1. PAULA CALS BRÜGGER NEVES
  • 30/10/2024 - 10h - Palestra - Aplicabilidade da Lei de Conscientização dos Direitos dos Animais nas Escolas

1. CLARICE ZANETTI
  • 30/10/2024 - 11h - Palestra - Atividades Desenvolvidas pela Delegacia de Proteção Animal (DPA)