Público-alvo
A população em geral, que deve ser informada sobre as políticas públicas relacionadas à saúde das pessoas com Síndrome de Down e Autismo, profissionais das diversas áreas da saúde, educação, assistência social, agentes públicos estaduais e municipais, pais, familiares e pessoas com deficiência
Objetivo
Conscientizar a população em geral sobre as políticas públicas relacionadas às pessoas com Síndrome de Down e Autismo e oportunizar atualizações de políticas públicas acerca da inclusão social e escolar.
Ementa
A importância das Associações de Síndrome de Down; Os Principais desafios enfrentados pelo Professor Regente e Professor Mediador; O uso da Arteterapia como ferramenta para a criança com Síndrome de Down e TEA; PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e sua fundamentação na Adaptação e Flexibilização curricular; Aspectos clínicos da Síndrome de Down e autismo; Diagnóstico e aconselhamento genético; Principais características metabólicas; Desenvolvimento Neuropsicomotor; Sinais de Alerta; Síndrome Down: Características Genéticas e Clínicas; TEA/Down; Neurociência e Educação: Estimular, Prevenir e (Neuro) Aprender; A Psicomotricidade e a Integração Sensorial como recurso facilitador na inclusão escolar da criança com Síndrome de Down e TEA; WII Reabilitação: o uso do vídeo game como recurso terapêutico; A Equoterapia como recurso facilitador na Reabilitação do Síndrome de Down e TEA; Plano de Transição para trajetória escolar do aluno com Síndrome de Down e TEA; A importância do acolhimento das famílias com Síndrome de Down e TEA.
Programação
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19/08/2019 - 07h
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Recepção e Credenciamento
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19/08/2019 - 08h
30min -
Cerimonial de Abertura do Evento
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19/08/2019 - 09h
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Palestra: Aspectos clínicos da Síndrome de Down e Autismo; Diagnóstico e aconselhamento genético; Principais características metabólicas; Desenvolvimento Neuropsicomotor; Sinais de Alerta; Síndrome Down: Características Genéticas e Clínicas; TEA/Down.
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19/08/2019 - 10h
40min -
Palestra: A importância das Associações de Síndrome de Down.
Ministrantes
- MARCOS COSTA
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19/08/2019 - 11h
55min -
Intervalo para Almoço
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19/08/2019 - 13h
20min -
Palestra: Os Principais desafios enfrentados pelo Professor Regente e Professor Mediador.
Ministrantes
- CLAUDIA MICHELLI SABATINO
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19/08/2019 - 15h
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Palestra: O uso da Arteterapia como ferramenta para a criança com Síndrome de Down e TEA.
Ministrantes
- CLAUDIA MICHELLI SABATINO
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19/08/2019 - 15h
50min -
Palestra: PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e sua fundamentação na Adaptação e Flexibilização Curricular.
Ministrantes
- CLAUDIA MICHELLI SABATINO
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19/08/2019 - 17h
30min -
Encerramento do primeiro dia.
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20/08/2019 - 07h
30min -
Credenciamento
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20/08/2019 - 08h
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Palestra: Neurociência e Educação: Estimular, Prevenir e (Neuro) Aprender.
Ministrantes
- FERNANDO CORDEIRO CALIL
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20/08/2019 - 08h
50min -
Palestra: A Psicomotricidade e a Integração Sensorial como recurso facilitador na inclusão escolar da criança com Síndrome de Down e TEA.
Ministrantes
- FERNANDO CORDEIRO CALIL
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20/08/2019 - 12h
10min -
Intervalo para Almoço
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20/08/2019 - 13h
10min -
Palestra: A importância do acolhimento das famílias com Síndrome de Down e TEA.
Ministrantes
- VIVIAN BEUTTEMMULLER SENRA
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20/08/2019 - 14h
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Palestra: WII Reabilitação: o uso do vídeo game como recurso terapêutico.
Ministrantes
- FERNANDO CORDEIRO CALIL
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20/08/2019 - 14h
50min -
Palestra: A Equoterapia como recurso facilitador na Reabilitação do Síndrome de Down e TEA.
Ministrantes
- FERNANDO CORDEIRO CALIL
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20/08/2019 - 16h
30min -
Palestra: Plano de Transição para trajetória escolar do aluno com Síndrome de Down.
Ministrantes
- FERNANDO CORDEIRO CALIL
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20/08/2019 - 17h
20min -
Encerramento