2024 - SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE HORTA E COMPOSTAGEM EM AMBIENTES ESCOLARES

25/03/2024 a 25/03/2024 Auditório Deputada Antonieta de Barros Assembleia Legislativa - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis - Santa Catarina Hora aula: 6 horas Ministrante(s): CINTIA ALDACI DA CRUZ, ARTHUR OTAVIO VAILATTI RANCATTI, GERMANO GUTTLER, JÚLIO CÉSAR MAESTRI, FABIANA NOGUEIRA CAETANO MINA

Público-alvo

Professores, educadores, ONGs, instituições de ensino, comunidade escolar, sindicatos locais, profissionais da gestão de resíduos municipais, movimentos e grupos lixo zero, profissionais da agroecologia e compostagem, Prefeituras (Prefeitos e Procuradorias Municipais), Secretarias Municipais (Educação, Assistência Social, Saúde, Agricultura), gestores públicos e técnicos da área, servidores públicos, ambientalistas e público em geral.

Objetivo geral

Sensibilizar e incentivar a comunidade escolar quanto à relevância e às técnicas de implementação de hortas e compostagem em ambientes educacionais.

Objetivos específicos

• Viabilizar o acesso às técnicas, metodologias e processos de criação e manutenção de hortas e composteiras em escolas. ferramentas fundamentais de gestão de resíduos orgânicos e de produção de alimentos saudáveis.
  • Capacitar professores e agentes escolares sobre horta e compostagem, para que possam implantar em suas unidades escolares e trabalhar pedagogicamente com seus alunos nestes espaços de aprendizagem.
  • Fortalecer a cultura da sustentabilidade e valorização do ciclo dos alimentos por meio do cultivo, alimentação e compostagem dos resíduos orgânicos.
  • Criar espaços de troca entre professores e profissionais da educação para estimular a criação de redes de informações sobre horta e compostagem.
  • Fomentar a capacidade das escolas em serem espaços transformadores e multiplicadores das metodologias de horta e compostagem, servindo de exemplo para toda a comunidade escolar.

Ementa

Sensibilização sobre Horta Pedagógica; Educando com a Horta, Pedagogia da Autonomia e Escolas Lixo Zero; Sensibilização e Prática: Por Dentro da Compostagem; Modelos de Compostagem: Método Lages e Revolução dos Baldinhos.

• 25/03/2024 - 07h 30min - Credenciamento

• 25/03/2024 - 08h 30min - Abertura

• 25/03/2024 - 09h - Palestra - Sensibilização sobre Horta Pedagógica

1. JÚLIO CÉSAR MAESTRI