Profissionais que atuam com pessoa com deficiência neste segmento, além de familiares, comunidade em geral e autoridades envolvidas com os direitos da pessoa com deficiência na esfera municipal e estadual
Objetivo Geral
Promover a reflexão sobre os processos da Educação Inclusiva, junto aos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Guaramirim/SC, bem como ampliar conhecimentos e estratégias dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência.
Objetivos Específicos
- Oferecer formação para os profissionais da Educação, com abordagens para estimulação na infância e adolescência, contribuindo para a implementação de estratégias para uma atuação eficaz.
- Apresentar conceituação sobre neurodesenvolvimento infantil.
- Discutir a importância da estimulação precoce e o papel do professor neste processo.
- Identificar as habilidades fundamentais para a estimulação na infância.
- Implementar práticas de estimulação em diferentes habilidades.
- Apresentar estratégias clínicas que podem ser utilizadas no contexto escolar.
- Mostrar as ferramentas para melhor inclusão escolar dos estudantes atípicos.
- Evidenciar os protocolos de observações clínica/pedagógica.
- Reforçar a importância da inclusão e suas interfaces: escola, clínica e família.
- Apresentar práticas pedagógicas nos Transtornos de Neurodesenvolvimento.
Políticas Inclusivas; Metodologias Inclusivas; Definição e Objetivos de um Processo de Inclusão; Práticas Pedagógicas; É possível uma alfabetização inclusiva?