2024 - GUARAMIRIM - X SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO MUNICÍPIO DE GUARAMIRIM

15/04/2024 a 15/04/2024 Salão Paroquial da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus Rua Vinte e Oito de Agosto , Guaramirim, SC, 1189, centro, Guaramirim - Santa Catarina Hora aula: 7 horas Ministrante(s): TALITA FRANCIELI DE MELLO CABRAL PEDROZA, LUCIANA MOTA DIAS BRITES, ROSELAINE PONTES DE ALMEIDA, LEDIR CLERI DREHER, JOSÉ RAIMUNDO FACION, ADETERSON DAVID DOS PASSOS CRISPIM

Público-alvo

Profissionais que atuam com pessoa com deficiência neste segmento, além de familiares, comunidade em geral e autoridades envolvidas com os direitos da pessoa com deficiência na esfera municipal e estadual

Objetivo Geral

Promover a reflexão sobre os processos da Educação Inclusiva, junto aos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Guaramirim/SC, bem como ampliar conhecimentos e estratégias dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência.

Objetivos Específicos

- Oferecer formação para os profissionais da Educação, com abordagens para estimulação na infância e adolescência, contribuindo para a implementação de estratégias para uma atuação eficaz.

-  Apresentar conceituação sobre neurodesenvolvimento infantil.

-  Discutir a importância da estimulação precoce e o papel do professor neste processo.

-  Identificar as habilidades fundamentais para a estimulação na infância.

- Implementar práticas de estimulação em diferentes habilidades.

- Apresentar estratégias clínicas que podem ser utilizadas no contexto escolar.

- Mostrar as ferramentas para melhor inclusão escolar dos estudantes atípicos.

- Evidenciar os protocolos de observações clínica/pedagógica.

- Reforçar a importância da inclusão e suas interfaces: escola, clínica e família.

- Apresentar práticas pedagógicas nos Transtornos de Neurodesenvolvimento.

Ementa

Políticas Inclusivas; Metodologias Inclusivas; Definição e Objetivos de um Processo de Inclusão; Práticas Pedagógicas; É possível uma alfabetização inclusiva?

• 15/04/2024 - 07h - Credenciamento com café de boas-vindas

• 15/04/2024 - 08h 30min - Abertura - Mesa de Autoridades

• 15/04/2024 - 09h - Palestra - Políticas Inclusivas

1. ADETERSON DAVID DOS PASSOS CRISPIM
  • 15/04/2024 - 10h - Palestra - Metodologias Inclusivas

1. ROSELAINE PONTES DE ALMEIDA
  • 15/04/2024 - 12h - Intervalo

• 15/04/2024 - 12h 30min - Recredenciamento

• 15/04/2024 - 13h - Palestra - É possível uma alfabetização inclusiva? Práticas Pedagógicas.

1. LUCIANA MOTA DIAS BRITES
  • 15/04/2024 - 15h - Coffee break

• 15/04/2024 - 15h 15min - Palestra - Definição e Objetivos de um Processo de Inclusão

1. JOSÉ RAIMUNDO FACION