Público-alvo
Profissionais que atuam com pessoa com deficiência neste segmento, além de familiares, comunidade em geral e autoridades envolvidas com os direitos da pessoa com deficiência na esfera municipal e estadual.
Objetivo
Objetivo Geral:
Discutir a importância da parceria entre família e escola na inclusão e no desenvolvimento de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio da apresentação de estratégias de intervenção eficazes, da reflexão sobre desafios e oportunidades, da conscientização sobre legislações vigentes e da capacitação de educadores e familiares para assegurar uma educação inclusiva e de qualidade.
Objetivos Específicos:
- Discutir a importância da parceria entre família e escola: Abordar como a interação entre a família e os profissionais da educação pode potencializar o desenvolvimento de crianças e jovens com TEA, assegurando que os cuidados e as estratégias de ensino sejam adaptadas às necessidades individuais de cada aluno;
- Apresentar práticas e estratégias eficazes de intervenção: Compartilhar métodos comprovados para a intervenção precoce, estratégias educacionais inclusivas e abordagens terapêuticas que promovem o aprendizado e a socialização de pessoas com TEA no ambiente escolar e familiar;
- Refletir sobre os desafios e oportunidades na inclusão de indivíduos com TEA: Explorar os obstáculos enfrentados por crianças e jovens com TEA na sociedade e na educação, além de discutir formas de superar essas barreiras por meio de uma abordagem colaborativa entre a família, escola e comunidade;
- Conscientizar sobre as leis e políticas públicas relacionadas ao TEA: Informar os participantes sobre as legislações vigentes, em especial a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Política Nacional de Educação Especial, e como elas garantem os direitos das pessoas com TEA, assegurando a inclusão social e educacional;
- Promover a capacitação de educadores e familiares: Oferecer aos participantes ferramentas práticas para identificar as necessidades específicas de crianças com TEA e aplicar estratégias de intervenção eficazes no contexto escolar e familiar.
Ementa
TEA: estratégias para a sala de aula; Intervenção, Modelo centrado na Família; Diagnóstico Tardio do Autismo; Autismo e Cuidado: A condução de Crianças e Jovens dentro do Espectro; A Inclusão na Integridade do Ser.
Programação
-
10/04/2025 - 07h
30min -
Credenciamento
-
10/04/2025 - 08h
30min -
Abertura
-
10/04/2025 - 09h
-
Palestra - TEA: Estratégias para Sala de Aula
Ministrantes
- LUCIANA MOTA DIAS BRITES
-
10/04/2025 - 11h
-
Palestra - Intervenção, Modelo Centrado na Família
Ministrantes
- ANA CAROLINA WOLFF MOTA
-
10/04/2025 - 12h
-
Almoço
-
10/04/2025 - 13h
-
Recredenciamento
-
10/04/2025 - 13h
30min -
Palestra - Diagnóstico Tardio do Autismo
Ministrantes
- ANA CAROLINA WOLFF MOTA
-
10/04/2025 - 14h
30min -
Palestra - Autismo e Cuidado: A condução de Crianças e Jovens dentro do Espectro
Ministrantes
- GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA
-
10/04/2025 - 15h
30min -
Palestra - A Inclusão na Integridade do Ser
Ministrantes
- GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA
-
10/04/2025 - 16h
30min -
Encerramento