11º Encontro de Vereadores Mirins acontece nesta quarta (01), na Alesc

1 de junho de 2022

O sucesso do 11º Encontro Estadual de Vereadores Mirins foi tanto, que nem o Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa comportou todos os participantes. Afinal, foram 650 jovens, entre 9 e 14 anos, inscritos para participar do evento, realizado nesta quarta-feira (01), na sede do Parlamento.

O encontro, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, tem como finalidade oportunizar a ampliação de conhecimentos sobre política e o papel do Poder Legislativo, promover a troca de experiência entre as câmaras de vereadores que desenvolvem o Programa de Vereadores Mirins, além de sensibilizar as demais câmaras para criação ou ampliação da iniciativa. Existem 70 programas de câmaras mirins em funcionamento no estado.

Na cerimônia de abertura, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), enalteceu o objetivo do programa, que é incentivar o jovem a conhecer mais e a participar da política. Segundo ele, é a informação que leva as pessoas a fazerem melhores escolhas. “Participem da política, vão buscar conhecimento. Vocês serão os futuros deputados, governadores, senadores, presidentes. Procurem fazer melhor do que aquilo que fizemos para deixar para os mais jovens ainda um país e um estado mais justo, mais digno, onde as pessoas possam viver melhor”, aconselhou Sopelsa.

A presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD), acredita que o encontro de vereadores mirins é uma das atividades mais interessantes promovidas pelo Poder Legislativo, uma vez que contribui para a formação política dos jovens. “Faz com que os estudantes do ensino fundamental comecem desde cedo a entender o processo legislativo, a importância da política, da cidadania, participar do processo político no município. Principalmente, começam a formar consciência cidadã, que é saber quais são seus direitos e deveres, qual o papel dos poderes e como eles podem promover a mudança que eles querem para a sociedade”, disse.

A estudante e presidente da câmara mirim de Antônio Carlos, Graziele Cristóvão de Souza, compartilhou a experiência adotada dentro do Programa Vereador Mirim na Escola Municipal Altamiro Guimarães. “Nós ajudamos a criar leis. Damos as nossas propostas, votamos nelas e apresentamos para os vereadores, que podem transformar essas propostas em leis”.

“Bora Votar!”

Estimular a participação dos jovens na vida política também é o objetivo da campanha “Bora Votar!”, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O presidente do TRE, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, apresentou a campanha aos participantes do encontro dos Vereadores Mirins. Conforme explicou o desembargador, os jovens precisam saber sobre o potencial que o voto tem de mudar a realidade do país.

“É importante para os jovens terem essa consciência de fazer o título e se tornar um verdadeiro cidadão. Hoje temos 75 mil jovens eleitores, e esse número define uma eleição. Elege um deputado, um senador, pode mudar o pleito para presidente. Ou seja, faz muita diferença esse voto”, ressaltou Brüggemann.

Programação

No período da manhã, o ex-participante do Vereador Mirim, Leonardo Ames, palestrou sobre “A importância da participação do jovem na política”. Ames participou do programa em 2016, representando o município de Gaspar. Aos atuais participantes, ele contou sobre a diferença que o Vereador Mirim fez em sua vida.

“Hoje meu principal trabalho é levar a oratória (arte de falar em público de forma clara e objetiva) para dentro da escola pública, um trabalho que nasceu enquanto eu era vereador mirim. A primeira vez que eu ouvi falar sobre oratória foi dentro do Programa Vereador Mirim. Passei minha vida toda dentro do ensino público, nunca tinha ouvido falar sobre oratória, e hoje eu tenho a oportunidade de levar esse conhecimento para dentro da escola pública, devolvendo muito daquilo que o programa me trouxe”.

Na parte da tarde, a programação inclui a palestra “Conhecendo o Projeto Plenarinho”, e a mesa-redonda “Experiências de sucesso do Programa Vereador Mirim em Santa Catarina”.